Até 70%

Descontos serão sobre o preço mínimo dos últimos dois meses

Tema de muitas reclamações no ano passado, a ponto de virarem "memes" na internet, como "Black Fraude" e "Tudo com a Metade do Dobro do Preço", o desconto real é uma das maiores preocupações da empresa, salienta o presidente do Walmart.com no Brasil, Flavio Dias. Os órgãos de defesa do consumidor pediram, diz o CEO, que as empresas aplicassem os descontos divulgados com base na média de preços dos últimos 45 dias. "Nós pegamos o histórico dos últimos 60 dias e aplicamos o desconto, de até 70%, sobre o menor preço cobrado neste período. Isso vai estar muito claro junto às informações do produto na hora da compra", salienta.

Corra, mas não se desespere

Para abrir a temporada de compras de dezembro, o Walmart.com vai trazer ao Brasil a Cyber Monday, popular nos Estados Unidos pelos descontos até a segunda-feira pós-Black Friday – lá a ação na sexta-feira é mais voltada ao varejo físico e o e-commerce se junta nos dias em que se seguem. "Ao todo serão 100 horas de promoção. A minha dica ao consumidor: os descontos vão estar quentes na sexta-feira, ‘amornam’ no final de semana e voltam a esquentar na segunda-feira", ressalta Fernando Madeira, CEO para a América Latina.

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O Walmart.com espera faturar um quarto de tudo o que será vendido nesta edição da Black Friday, segundo informou o presidente do Walmart.com no Brasil, Flavio Dias. A E-bit, entidade que analisa o comércio eletrônico, estima que os consumidores brasileiros devam movimentar só nesta ação promocional R$ 390 milhões – dessa fatia, a empresa quer conquistar R$ 100 milhões, mais que o dobro do vendido no ano passado e cinco vezes menos do que espera vender na data daqui a três anos.

A estimativa é agressiva porque a Black Friday foi – e tem sido – um divisor de águas para a empresa no país. No ano passado, antes da ação promocional, a média de visitas diárias ao site da companhia era de 500 mil. Após aquela sexta-feira, as visitas subiram a outro patamar: 1,1 milhão de visitas ao dia.

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Por saber o quanto representa aos resultados da empresa, o Walmart.com investiu em um novo site, lançado há quarenta dias, para suportar com folga os 200 mil pedidos estimados durante a ação – a companhia pretende ainda entregar 90% do que foi comprado em até sete dias. "A Black Friday de 2012 fez com que o site do Walmart.com desse um salto e entrasse em outro patamar no volume de audiência", explica Dias.

Esse resultado é fruto de um posicionamento global da empresa, que coloca o Brasil e a América Latina como um dos quatro focos principais da companhia, junto com os Estados Unidos, China e Reino Unido. Para continuar crescendo no país e ajudar a "dar nova cara ao e-commerce brasileiro", de acordo com Fernando Madeira, CEO para a América Latina, o Walmart.com vai ampliar a oferta de itens no site, passando dos atuais 60 mil para mais de 1 milhão já no início do ano. "Estamos firmando parcerias com empresas estratégicas para garantir complementaridade ao que oferecemos. Hoje estamos focados mais em grandes categorias e queremos dar ao consumidor o que ele busca", afirma Madeira. Com essa mudança, o Walmart.com fica um pouco mais parecido com os sites de market place.

No mês em que completa cinco anos de atuação no Brasil, a empresa quer estreitar a presença em todo território nacional no que diz respeito à logística: hoje o Walmart tem quatro centros de distribuições, todos no Sudeste, e no ano que vem deve abrir outras duas unidades, uma para atender as Regiões Sul e Centro-Oeste e outra com foco no Norte e Nordeste. A empresa só vai divulgar a localização dessas unidades no primeiro trimestre de 2014.

O jornalista viajou a convite do Walmart.com