O Walmart vai fechar três de suas 60 lojas no Paraná até o fim do ano. O grupo supermercadista, que atua no estado com seis bandeiras, vai eliminar duas unidades do Maxxi Atacado e uma do Mercadorama como parte de um "processo de melhoria de performance" que, até dezembro, resultará no encerramento de algo entre 20 e 25 unidades em todo o Brasil.
Com 560 lojas em 19 estados e faturamento de aproximadamente R$ 26 bilhões, o Walmart é a terceira maior rede de supermercados do país, onde desembarcou em 1995. No Paraná, é a que tem o maior número de lojas, à frente dos grupos locais Super Muffato (45 unidades) e Condor (36). A rede norte-americana chegou ao estado em 1998 e ganhou força a partir de 2005, com a compra da operação de varejo do grupo português Sonae, que era dono de bandeiras como BIG e Mercadorama.
O Walmart não revela o local exato dos supermercados que deixarão de existir. Mas adiantou que vai fechar uma das 17 lojas do Mercadorama em Curitiba; uma unidade do Maxxi Atacado no interior (onde está presente em Pinhais, Londrina, Guarapuava e Foz do Iguaçu); e ainda uma loja da bandeira atacadista na capital. Como o Maxxi do bairro Boqueirão foi reformado neste ano, o mais provável é que em Curitiba o grupo feche ou o atacado do Jardim das Américas que fica ao lado de uma loja Walmart ou o do Fazendinha.
Segundo a empresa, a decisão de não divulgar quais são as unidades escolhidas se deve a "questões de negociação com os proprietários dos imóveis". "Devido ao grande número de lojas no Paraná, será grande a oferta de outra oportunidade de emprego para os funcionários dessas lojas nas demais unidades", informou o grupo, em nota.
Eficiência
O objetivo do fechamento de lojas brasileiras "de baixo desempenho", a maioria de pequeno e médio porte, é tornar o negócio "mais eficiente para continuar a investir e a crescer no país", diz o Walmart. No mesmo comunicado em que anunciou o fechamento de 25 lojas, o grupo afirmou que até dezembro vai inaugurar 22 unidades e reformar mais de 40, dentro de um pacote de investimentos de R$ 1 bilhão em 2013.
O grupo reiterou seu "compromisso de crescer no Paraná", onde investiu R$ 360 milhões nos últimos cinco anos, na construção de 22 unidades. Neste ano, foram aplicados R$ 49 milhões na reforma de três lojas em Curitiba o BIG do bairro Portão, o Maxxi do Boqueirão e o Walmart do Cabral e na construção do primeiro Walmart do interior, em Londrina.