A guerra que vem sendo travada entre os formatos de DVDs de alta definição - Blu-ray X HD-DVD - pode estar perto do fim. A gigante do entretenimento Time Warner criou um novo formato de vídeo digital de alta definição, o chamado "Total HD", que poderá ser reproduzidos tanto em tocadores de DVD no formato Blu-ray - defendido pela Sony - quanto no padrão HD-DVD, formato defendido pela Toshiba, dentre outras marcas.
Na quinta-feira, a fabricante sul-coreana LG Electronics anunciou o lançamento de um tocador de DVD que suporta tanto o formato Blu-ray quanto o padrão HD-DVD, apoiado por empresas parceiras da Toshiba.
A Sony, derrotada anteriormente com o formato Beta (que tinha maior qualidade, mas custo superior ao VHS), tenta se superar com o Blu-ray, que recebe o apoio de companhias como Philips, TDK, Panasonic e Walt Disney. A tecnologia Blu-ray é apontada como mais resistente e com maior capacidade de armazenamento - 25 GB por camada - embora com um preço mais alto. Até a "popularização do produto", um aparelho custará cerca de 1.300 euros (uns US$ 1.650).
Já a Toshiba aposta nos aparelhos com tecnologia HD-DVD, que até meados de novembro custavam cerca de 700 euros (ou US$ 890). O padrão é defendido por fabricantes como Fujitsu, Sony e NEC e promete menor custo de adaptação da linha de produção, mas uma menor capacidade de armazenamento, de 15 GB por camada.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast