Órgãos reguladores do sistema financeiro nos Estados Unidos anunciaram na sexta-feira à noite o fechamento do Westsound Bank, a 33ª instituição a ser fechada este ano como reflexo da crise, à medida que a economia combalida e a queda nos preços de moradias afetam os bancos.
O Federal Deposit Insurance disse que o Westsound tinha 334,6 milhões de dólares em ativos e 304,5 milhões de dólares em depósitos. A quebra do banco deve custar aos cofres do fundo de depósitos um valor estimado de 108 milhões de dólares.
O Kitsap Bank, da cidade de Port Orchard, também em Washington, concordou em assumir os depósitos segurados do Westsound, cujas nove agências reabrirão na segunda-feira como unidades do Kitsap.
No ano passado, 25 bancos norte-americanos foram fechados pelos órgãos reguladores, contra apenas 3 em 2007.
Em setembro último, o Washington Mutual, baseado em Seattle, protagonizou a maior quebra de um banco norte-americano na história, em meio à intensificação da crise financeira, que atingiu a instituição com hipotecas e falta de liquidez.
A agência federal ainda tem uma longa lista de instituições problemáticas que examina com cuidado. No final do quarto trimestre, 252 bancos estavam nesta lista.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast