O WhatsApp começou a banir temporariamente alguns usuários que utilizam programas de terceiros para personalizar a experiência no aplicativo de mensagens.
Usuários de serviços não oficiais como o WhatsApp Plus, que permite modificar o visual do mensageiro, estão sendo banidos por 24 horas e orientados a desinstalar o aplicativo alternativo.
"O WhatsApp Plus contém códigos fonte os quais o WhatsApp não garante serem seguros, e também não garantimos que suas informações pessoais não estejam sendo repassadas a terceiros sem que você saiba, ou sem sua autorização", diz o WhatsApp no FAQ do seu site.
"Por favor, desinstale este aplicativo e instale uma versão autorizada do WhatsApp. Após o período de 24 horas de bloqueio, você poderá usar o WhatsApp novamente", completa o texto.
Um porta-voz do WhatsApp disse à BBC que chegou a hora da companhia tomar "medidas agressivas" contra aplicativos não-autorizados.
Versão web
Nesta quarta (21), o WhatsApp anunciou o lançamento de uma versão para PC do aplicativo.
O acesso só funciona no Google Chrome e é feito por meio da página web.whatsapp.com, que já está no ar para usuários de Android, de BlackBerry e de Windows Phone.
Donos de iPhone também devem ter acesso à capacidade futuramente. "Infelizmente, por enquanto, nós não podemos oferecer a versão web para nossos usuários de iOS devido a limitações da plataforma da Apple", escreveu no seu blog o WhatsApp.
Recentemente, o aplicativo comprado pelo Facebook em 2014 disse ter atingido a marca de 700 milhões de usuários ativos.