O WhatsApp finalmente liberou a função de enviar figurinhas para usuários iOS e Android. Agora, além de emojis e gifs, será possível utilizar stickers nas conversas. A função é similar à disponível no Facebook Messenger, que permite baixar pacotes de imagens temáticas, como dos Minions e de séries de televisão.
Aplicativos rivais, como o Telegram, já utilizam stickers há anos.
As figurinhas devem surgir aos poucos para os usuários, nos próximos dias. No Android, a função já está disponível nas versões 2.18.329 ou superiores; no iPhone, a opção já está disponível no 2.18.100, segundo informações do site Gadgets 360.
O WhatsApp disponibilizou 12 pacotes de figurinhas, que podem ser baixados dentro do próprio aplicativo. Após habilitar a função no smartphone, os usuários também poderão inserir as figurinhas no WhatsApp Web.
O objetivo é deixar “a comunicação com amigos e família no WhatsApp bem fácil e divertida”, declarou a empresa, em nota em seu blog oficial.
Como utilizar
Para utilizar o pacote de figurinhas, será necessário:
- Esperar o aplicativo atualizar para uma versão com figurinhas (2.18.329 ou superior no Android; 2.18.100 ou superior no iPhone).
- No iPhone: selecionar a opção stickers (o símbolo é um adesivo quadrado).
- No Android: selecionar a opção emojis. O símbolo de sticker deve aparecer ao lado das já existentes, assim: emoji | GIF | adesivo.
*A disposição pode sofrer alteração conforme o modelo do dispositivo. Mas, em todos os casos, a função sticker é um adesivo quadrado que surge no campo de conversa*
- Basta escolher uma figurinha e enviar.
- As figurinhas são divididas em pacotes temáticos. Caso queira, o usuário pode fazer o download de outros pacotes para ter aquelas figurinhas disponíveis.
- É possível acessar a biblioteca de figurinhas e excluir os pacotes que não queira mais utilizar.
Crie seus próprios pacotes
Além dos 12 pacotes de figurinhas já criados pela equipe de desenhistas do aplicativo, o WhatsApp vai permitir que os usuários cadastrem seus próprios pacotes na plataforma.
Mas, diferente do Telegram, que permite que o cadastro seja feito por uma janela de conversas, o WhatsApp vai obrigar os criadores a cadastrarem seus pacotes como se fossem aplicativos, no Google Play e na Apple Store.
O aplicativo disponibilizou um guia completo sobre como fazer a instalação. Algumas das regras das regras são:
- As imagens devem ter um fundo transparente.
- O tamanho deve ser de exatos 512x512 pixels.
- Cada sticker deve ter menos de 100 kb.
- Uma das imagens deve ser cadastrada como ícone de capa do pacote. Este arquivo deve ter 96x96 pixels e menos de 50 kb.
Configra o guia completo no link https://faq.whatsapp.com/general/26000226 (em inglês).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast