Como parte das estratégias para diminuir a disseminação de fake news, o aplicativo de conversas WhatsApp afirmou nesta segunda-feira (21) que irá limitar para 5 o número de vezes que um usuário pode encaminhar uma mensagem para outros contatos. Ao atingir no limite, o usuário irá receber uma notificação.
A medida será implementada a partir desta semana em todo o mundo, anunciou Victoria Grand, vice-presidente de comunicações do aplicativo em evento em Jacarta. Antes, era possível reenviar uma mensagem para até 20 outras conversas ou grupos.
Esta mudança estava sendo testada na Índia desde julho de 2018, onde o volume de boatos foi tão grande que o país registrou linchamentos e mortes nas ruas devido a informações falsas.
+ LEIA TAMBÉM : Avianca negocia injeção de capital com fundo de investimentos de Nova York
No Brasil, a atualização chegará primeiro à versão Android e, depois, aos usuários iOS.
Quando houver tentativa de encaminhar a mesma mensagem, vídeo ou para mais de 5 pessoas ou grupos em um mesmo dia, surgirá um aviso na tela do aparelho, alertando que o limite foi atingido.
No ano passado, o aplicativo passou a sinalizar quando uma mensagem é encaminhada de outro contato. A ideia é evitar que os usuários interpretem mensagens encaminhadas como sendo conteúdo original.
Com mais de 1,5 bilhão de usuários, o WhatsApp é um dos aplicativos mais instalados do mundo e está enfrentando pressões globais para controlar a proliferação de fatos manipulados, vídeos, fotos fora de contexto e boatos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast