Imagine uma plataforma que te ajude não só a criar e gerenciar seu blog como, ainda por cima, te ofereça plug-ins de organização de livros, fotos, vídeos, etc? Imaginou? Pois este é o Wordpress, um fantástico sistema de gerenciamento de páginas escrito em PHP que tem sido usado por empresas e internautas antenados em gerar ferramentas de Web 2.0, nova geração da WWW que trará simplicidade e "limpeza" nos sites e uma navegação mais intuitiva e colaborativa. "Depois que o código do Movable Type fechou, toda a comunidade concentrou os esforços para desenvolvê-lo. Ficou tão bom, que pequenas empresas, como a minha, usam o Wordpress como solução de CMS (Content Management System) para pequenos sites corporativos. O forte do sistema está na riqueza de plug-ins disponíveis e a facilidade de uso", explica a webdesigner e expert em Web 2.0 Simone Villas Boas.
Ela tem razão. Além da diversidade de plug-ins, desenvolvidos por destemidos programadores que admiram a plataforma, o Wordpress facilita na hora de construir templates. Antes de mais nada é necessário ter um local onde hospedar o blog (quem não tem pode criar um blog em http://wordpress.com). Resolvido o problema, é hora de baixar o Wordpress. O download, gratuito, pode ser feito em http://wordpress.org/download.
Para quem ficou interessado, aí vai uma dica: o usuário Rodrigo Muniz desenvolveu um bom tutorial sobre como instalar e configurar o Wordpress, disponível em www.rodrigomuniz.com/blog/como-instalar-o-wordpress. Ah, sim, um plug-in fantástico de organização de livros é o Now Reading (http://robm.me.uk/projects/plugins/wordpress/now-reading).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast