A Microsoft apresentou ontem o seu novo console, o Xbox One, um aparelho que se apresenta como um "tudo em um" um videogame e uma central multimídia com televisão, internet e música. O produto chega às lojas no fim deste ano em "vários países".
O Kinect, famoso sensor de movimentos da Microsoft, passou por uma reformulação que permitiu a criação de novas funções, como novos comandos de voz e de gestos. Uma das grandes novidades é a possibilidade de conectar o cabo da operadora de TV diretamente no Xbox. Com isso, o aparelho passa a controlar toda a experiência de uso da televisão do usuário.
Apenas com a voz, o usuário poderá trocar do modo de jogos para o modo televisão ou descobrir qual a programação de um canal específico. No evento de lançamento de ontem, o apresentador deu uma mostra de como o sistema vai funcionar. "Xbox, o que está passando na HBO?", perguntou ele, e imediatamente a tela mostrou o programa que estava passando no canal de filmes. Também será possível ver quais os programas mais assistidos naquele momento, num menu chamado "trending".
Outra grande surpresa foi o anúncio de que o jogo Halo vai se tornar uma série de televisão, produzida por Steven Spielberg, confirmando os rumores de que a Microsoft vai passar a investir na produção de conteúdo próprio.
Especificações
Em se tratando de hardware, o novo console é equipado com 8 GB de RAM, entrada USB 3.0, Wi-Fi, blu-ray, entrada e saída HDMI e 500 GB HDD. Serão três sistemas operacionais funcionando simultaneamente: o Xbox OS, o Windows reduzido (kernel) e o OSes, que faz a ponte entre a televisão e o videogame, tornando a transição muito mais rápida. "Você pode trocar da televisão para o vídeo game como se estivesse mudando de canal", disse Marc Whitten, chefe da divisão Xbox Live.
O sensor Kinect foi totalmente reformulado e agora conta com uma câmera de 1080p, que consegue ser muito mais preciso na detecção de movimentos. Ele vai conseguir até "ler" o batimento cardíaco do jogador durante um game de exercício físico.