A Yahoo acusa o Facebook de utilizar suas tecnologias em sistemas de publicidade e de comunicação entre os usuários sem permissão, informou nesta terça-feira (28) a imprensa americana.
Fontes citadas pelos jornais "Financial Times" e "The New York Times" indicaram que a Yahoo entrou em contato com o Facebook para exigir que a companhia de Mark Zuckerberg pague para utilizar um software que garante ser patenteado.
"A Yahoo tem uma responsabilidade com seus acionistas, empregados e outras partes interessadas em proteger sua propriedade intelectual. Devemos insistir que o Facebook aceite um acordo de licenças ou seremos obrigados a seguir de forma unilateral para proteger nossos direitos", disse um porta-voz da Yahoo ao jornal nova-iorquino.
A postura da Yahoo surpreendeu à direção da rede social, que se soube dessa reivindicação no mesmo tempo que a imprensa, segundo constatou o jornal "Financial Times".
Atualmente, a Yahoo se encontra em uma situação crítica, já que não consegue fazer frente aos seus principais concorrentes, a Google e o próprio Facebook. A crise fez com que a companhia californiana desenvolvesse uma série de cortes de despesas, além de uma renovação de toda sua direção.
A briga com o Facebook pelas patentes é uma das primeiras decisões estratégicas do novo executivo. O novo CEO Scott Thompson, que tomou posse no início de janeiro, já assumiu o cargo consciente da necessidade e das dificuldades de contornar essa crise.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast