O serviço de perguntas e respostas Yahoo! Answers acaba de ganhar uma versão para o Brasil. Batizado de Yahoo! Respostas (www.yahoo.com.br/respostas), o serviço ainda está em fase beta, mas já pode ser usado livremente por internautas cadastrados no Yahoo!. O princípio de uso do Yahoo! Respostas é simples: um usuário faz uma pergunta sobre determinado assunto e outros respondem. Dessa maneira, o novo serviço aproveita a interação da comunidade cadastrada no portal para que usuários procurem respostas para perguntas com temas variados. Trata-se de um modelo de funcionamento bastante em voga atualmente e que integra a Web 2.0 (conjunto de características que tornam os serviços online mais participativos).
Ao contrário da Wikipedia, porém, que conta com um grupo de editores, muitas das respostas publicadas no serviço se baseiam em opiniões pessoais e podem apresentar erros, como o próprio portal adverte seus usuários. "O objetivo do Yahoo! Respostas é servir de ferramenta para que as pessoas consigam obter respostas de outros usuários, principalmente perguntas cujas respostas não seriam facilmente encontradas através de uma ferramenta de busca convencional. Temos um conjunto de regras de comunidade, que com base nelas, a equipe do Yahoo! pode retirar do ar perguntas e respostas de conteúdo ofensivo, abusivo ou que incite a violência", adverte Fábio Boucinhas, responsável pelo projeto.
As perguntas são divididas em 25 categorias e usuários cadastrados podem votar em suas perguntas prediletas. O Yahoo! Respostas conta ainda com uma ferramenta de busca e um sistema de pontos para estimular a participação dos internautas. Conforme ganha pontos, o usuário sobe de nível e tem direito a usar o serviço com mais freqüência. A consulta às questões pode ser feita também por usuários sem cadastro no Yahoo.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast