Um slide de Power Point para apresentação interna foi vazado na última semana, revelando o destino de alguns dos mais tradicionais serviços do Yahoo. A informação partiu de Eric Marcoullier, criador do MyBlogLogs um dos serviços que o Yahoo comprou, deixou de lado e agora planeja desativar. O empresário postou no Twitter uma foto que revelava a lista dos produtos afetados e seu destino.
Os serviços foram divididos em três colunas: "crepúsculo", "integrar" e "destacar". Somem do portal algumas marcas de importância história na web, como o Altavista também conhecido como o melhor buscador da internet até o surgimento do Google. Yahoo Buzz, Alltheweb e MyBlogLogs também se despedem, e o Delicious, que armazena seus links favoritos na nuvem, pode ter sobrevida caso desperte o interesse de outras empresas.
Este último chegou a gerar algum burburinho na internet, já que é um site bastante popular. Usuários indignados postaram mensagens querendo saber como fariam para manter os seus sites favoritos armazenados na nuvem. Avaliações de especialistas, entretanto, dizem que a ação da Yahoo seria acertada: embora o Delicous tenha um público fiel, estaria fora da estratégia da empresa de desenvolver-se mais na área de redes sociais.
Entre as áreas que devem ganhar mais destaque a partir de 2011estão serviços como calendário, tradutor e bloco de notas online, além de fóruns de mensagens e widgets.
As mudanças já foram confirmadas em nota pelo Yahoo, que mostrou insatisfação com o vazamento. A empresa já demitiu 4% de seus funcionários nos últimos meses.
Vítima das redes
O Yahoo foi vítima de uma tendência na internet neste fim de década: a substituição de formas tradicionais de comunicação como o e-mail, um dos pontos fortes da marca pelas redes sociais. O número de visitantes únicos para os maiores sites de e-mail (Yahoo e Hotmail entre eles) está em declínio claro, segundo a companhia de pesquisas comScore. Esses sites atingiram seu pico em novembro de 2009 e, desde então, perderam 6% dos visitantes. Entre usuários de 12 a 17 anos, a perda foi próxima de 18%. Só quem teve grandes ganhos nesse período foi o Gmail, que teve 10% mais visitantes.