Los Angeles – Para alguns fãs de rock, Roy Orbison sempre cantarolou "only baloney" em um dos maiores clássicos dos anos 60, apesar de tal expressão ser completamente sem sentido (algo que seria traduzido como "apenas baboseira"). Mas os devotos do cantor logo poderão provar que o músico pronunciava "only the lonely" – que, aliás, é o título da música que gerou controvérsia nos últimos 50 anos. As confusões históricas sobre as letras de música, um fascínio para alguns e uma frustração para outros, está prestes a ser resolvida, graças à internet. Por um acordo firmado entre editoras líderes do mercado americano e a Yahoo!, as letras de música serão pela primeira vez oferecidas em um site autorizado.

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"Quer dizer que Bob Dylan na verdade não diz ‘The ants, my friend, are in a bowling pin’ [‘As formigas, meu amigo, estão no pino de boliche’]?", brinca Ian Rogers, diretor geral da Yahoo! Music, em cima da letra de "Blowin’ in the Wind". "Finalmente, uma forma gratuita, legalizada e definitiva de resolver uma aposta com o cara sentado ao seu lado num bar que tem certeza que o mais famoso hino dos Ramones declara ‘I wanna piece of bacon’ [‘Quero um pedaço de bacon’] em vez de ‘I wanna be sedated’. Isto preenche uma imensa lacuna."

Inicialmente, o banco de dados do Yahoo incluirá letras de 400 mil músicas e 9 mil artistas, de Beatles e Bob Dylan até Prince e Beyoncé. Aproximadamente 100 editoras de música, incluindo BMG, EMI, Sony/ ATV, Universal e Warner/Chappell, assinaram este acordo. "Com a popularidade das letras na internet e os anunciantes vão querer participar do negócio", acredita Rogers.

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"Letras de musicas sempre estão entre as dez maiores buscas da web, no entanto os resultados freqüentemente [oferecem] uma experiência frustrante, com letras erradas ou incompletas e pop-ups irritantes," disse Craig Palmer, presidente da Gracenote, a companhia de mídia digital que oferece os serviços em parceria com a Yahoo!. Ele frisa que dentro de dez anos o rendimento gerado por licenças desse tipo chegará a US$ 100 milhões por ano, aumentando significativamente os lucros de editoras de música, estimados em US$ 4 bilhões anuais.

O acordo surge ao final de anos de negociações entre as grandes editoras em busca de serviços rentáveis e contra o sucesso de sites não autorizados. Dezenas de endereços, como lyrics.com e azlyrics.com, oferecem letras gratuitamente, mas a indústria já tomou as medidas legais para acabar com muitos deles.