O YouTube está de olho no setor de tevê a cabo e vai lançar um serviço próprio de transmissão de programação, o YouTube TV. A diretora executiva do site de vídeos da Google, Susan Wojcicki, anunciou nesta terça-feira (28) que a entrada em operação deve acontecer nos próximos meses.
Com o slogan “finalmente, tevê ao vivo feita para você”, o site do serviço já permite que os interessados deixem um e-mail para serem alertados quando o produto estiver disponível.
O anúncio confirma rumores de 2016, que anteciparam o produto. O YouTube TV custará US$ 35 por mês nos EUA - cerca de R$ 108 na cotação atual - e oferecerá cerca de 40 canais, incluindo as quatro grandes redes de televisão do país - Fox, NBC, CBS e ABC - e alguns do serviço a cabo, como o canal esportivo ESPN.
Contudo, inicialmente, o serviço ficará restrito às poucas cidades em que conseguiu acordo com redes de televisão. Até agora, a empresa já chegou a denominadores comuns com grandes canais americanos, como HBO e TBS. Ainda não se sabe quando o serviço deve chegar ao Brasil.
Além da transmissão ao vivo, será possível agendar a gravação de programas específicos. De acordo com a empresa, o conteúdo gravado é armazenado na nuvem, sem limite de tamanho.
Também fará parte do pacote, conforme comunicado da empresa, o acesso às produções originais do YouTube Red Original — o serviço de streaming por assinatura disponível em mercados como EUA, Austrália e Nova Zelândia.
Com o YouTube TV, a companhia se junto a empresas como Sony e AT&T, que já oferecem alternativas na internet à televisão a cabo. E a Hulu - joint venture que inclui, entre outras, a NBC Universal e a Disney - tem um projeto similar a caminho.
Todos estes são pensados para atrair um público que abandonou os pacotes tradicionais de tevê por assinatura ou que nunca chegaram a contratar este tipo de serviço. Nenhuma dessas plataformas, porém, tornou-se um sucesso, até o momento. O YouTube espera que sua expertise em recomendações e buscas o ajude a se destacar.
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