O site YouTube, principal mecanismo de busca de vídeos na internet, anunciou neste domingo que os usuários já assistem a 100 milhões de vídeos por dia de seus servidores.
Desde que surgiu do nada no ano passado, o YouTube conquistou a liderança no mercado de vídeos online, dominando 29% do mercado multimídia dos Estados Unidos, de acordo com os últimos dados da empresa de monitoramento de acesso na web Hitwise.
Os vídeos do YouTube já são 60% dos total de vídeos assistidos online. As imagens são disponibilizadas gratuitamente e a companhia ainda está elaborando maneiras de obter receita com propaganda e outras formas para tornar o negócio lucrativo.
O site é especializado em filmes caseiros curtos, feitos pelos próprios usuários, em geral engraçados e de cerca de 2 minutos de duração. O YouTube serve como um rápido entretenimento para usuários com conexão de banda larga em casa ou no trabalho.
Já o site MySpace, da News Corp, uma rede de contatos sociais popular entre os adolescentes, tem cerca de 19 por cento do mercado de vídeos, segundo a Hitwise. Yahoo, o MSN da Microsoft, Google e AOL têm cada um entre 3% e 5% do mercado de busca de vídeos. Todos esses grandes portais juntos não totalizam o movimento feito pelo MySpace ou YouTube neste setor.
Em junho, 2,5 bilhões de vídeos foram assistidos no YouTube, que tem sede em San Mateo, na Califórnia, e conta com pouco mais de 30 funcionários. Mais de 65 mil vídeos têm sido adicionados diariamente ao YouTube, um aumento com relação aos 50 mil diários no mês de maio.
Segundo a Nielsen/NetRatings, o YouTube é acessado por 20 milhões de usuários por mês.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast