O Google está investindo cada vez mais para o YouTube deixar de ser apenas um grande arquivo de vídeos para se tornar uma plataforma online de transmissão ao vivo. Nesta quarta-feira (26), a gigante americana lançou o Gaming, um novo serviço para exibir partidas de jogos de videogame em tempo real.
Ao acessar a nova ferramenta, o usuário poderá selecionar “youtubers” que estejam fazendo alguma transmissão ao vivo e pesquisar por algum game específico – 25 mil títulos, como “The Legend of Zelda” e “Asteroids” terão páginas próprias – ou por canal.
Também será possível configurar um lembrete para quando uma “live”, como as transmissões ao vivo de games são chamadas, estiver começando.
“No YouTube, os games criaram novos gêneros de vídeos, de detonados, críticas e maratonas a demonstrações de jogos musicais e de fazer comida. Agora é a nossa vez de retribuir o favor com algo criado apenas para os jogadores”, disse Alan Joyce, gerente de produtos do YouTube, no anúncio da criação do Gaming, em junho.
74% dos usuários de smartphones pesquisam na web antes de comprar em lojas
Segundo pesquisa do Google, a busca é feita especialmente para comparar os preços dos produtos
Leia a matéria completaTransmissão
Para quem estiver transmitindo, o YouTube oferecerá algumas vantagens. A primeira é armazenar os vídeos para serem assistidos por qualquer usuário quando quiser, como já acontece no serviço tradicional.
A outra opção é que, caso o espectador perca o começo da transmissão, ele poderá assistir desde o inicio, não apenas do ponto em que a “live” está. Também será possível disponibilizar um link único para todas as transmissões.
O Gaming estará disponível nos computadores e por aplicativos, para celulares com Android e iOS. Em um primeiro momento foi lançado apenas nos Estados Unidos e Reino Unido, mas já é possível acessá-lo do Brasil.
Filão
Antes de lançar o YouTube Gaming, o Google já tinha demonstrado interesse nas transmissões de games. A empresa americana chegou a negociar a compra do Twitch, plataforma líder no ramo, mas a perdeu para a Amazon.
Embora o Gaming tenha estreado nesta quarta-feira, o YouTube já estava transmitindo partida de games em seu serviço, como, por exemplo, o mundial do jogo “Dota 2”, que aconteceu no começo do mês de agosto, em Seattle, nos Estados Unidos, e distribuiu mais de US$ 18 milhões em prêmios.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião