O popular portal de vídeos YouTube quer lançar um serviço para aparelhos eletrônicos portáteis e celulares no prazo máximo de um ano. Chad Hurley, co-fundador e presidente executivo do YouTube, afirmou em evento que pretende oferecer serviços de vídeo para celulares como oportunidade de negócios para a empresa.

CARREGANDO :)

- Em 2007 esperamos ter algo para dispositivos móveis, que é um mercado gigantesco. É uma transição natural - comentou o executivo em um dos primeiros eventos após a venda do portal para o Google por cerca de US$ 1,65 bilhão.

Em maio o portal anunciou o projeto "YouTube to Go", que permite que os usuários carreguem vídeos diretamente em telefones celulares. Os novos aplicativos, no entanto, vão permitir que os usuários cadastrados no portal troquem conteúdo multimídia diretamente entre si via aparelhos portáteis.

Publicidade

Atualmente um grande volume de vídeos publicados no portal é produzido por usuários a partir de telefones celulares. O YouTube permite que usuários publiquem e compartilhem vídeos curtos e caseiros, conteúdo que forma grande parte da base de dados do portal, mas nas últimas semanas o YouTube vem tendo problemas com gravadoras e redes de televisão. Alguns usuários têm publicado, sem autorização, videoclipes e episódios de seriados de TV protegidos por direitos autorais.

Na última semana a Viacom enviou uma carta ao YouTube solicitando a retirada de episódios de TV do popular programa "Comedy Central".

Hurley defendeu o portal YouTube como o primeiro a aceitar o Digital Millennium Copyright Act (lei de direitos autorais para mídia digital para o Novo Milênio) e ressaltou que os arquivos que infringem regras são retirados do ar assim que apontados pelos autores ou detentores de direitos.