A rede de publicação e de busca de vídeos na internet YouTube superou a popular rede de relacionamentos sociais MySpace em percentual de acessos mundiais nos seis primeiros meses de 2006. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela consultoria de internet Alexa.
De acordo com o levantamento, publicado na edição online do jornal britânico Guardian, o site especializado em filmes curtos - feitos pelos próprios usuários cadastrados e com uma média de dois minutos de duração seria responsável por 3,9% da audiência global diária, contra 3,35% do MySpace.
Não existem dados concretos da audiência global diária, mas segundo a Nielsen/NetRating, os vídeos do YouTube receberam mais de 2,5 bilhões de acessos em junho - uma média de 84 milhões de acessos diários.
Nos três últimos meses, o alcance do YouTube índice que aponta o percentual de usuários por milhão de internautas cresceu 155%, enquanto o alcance do MySpace cresceu apenas 9% no mesmo período, citou a pesquisa.
Atualmente os usuários do YouTube já assistem a 100 milhões de vídeos por dia de seus servidores. Os usuários gastam em média 28 minutos de navegação no YouTube, sendo que o público masculino responde por mais de 20% deste tempo, segundo a consultoria.
A pesquisa da Alexa confirma dados recentes do Nielsen/NetRatings, que apontam que o volume de acesso de internautas dos Estados Unidos o maior país em número de internautas - ao portal de vídeos YouTube cresceu 297% nos primeiros seis meses deste ano.
Já em uma recente pesquisa da empresa de monitoramento de acesso na web Hitwise, referente aos últimos três meses, o MySpace foi apontado como o site mais popular entre internautas dos Estados Unidos, à frente do Yahoo e do Google. Os dados mais globais do período, no entanto, já confirmavam o YouTube como a rede de vídeos com maior participação de usuários internacionais com 29% do mercado multimídia dos Estados Unidos, contra 19% do MySpace.