Diplomatas europeus que estão discutindo a possibilidade de um orçamento único para aumentar a união monetária na zona do euro estão considerando o valor de cerca de 20 bilhões de euros ( US$ 26 bilhões), de acordo com o Financial Times Deutschland (FTD).
Ainda não há uma definição clara como um orçamento único operaria, mas a Alemanha o defende como uma maneira de coordenar transferências de dinheiro entre os países do bloco e a França também é a favor da ideia, o que em termos de zona do euro significa um grande apoio.
O jornal afirmou neste domingo (7) que o valor sob análise corresponde a quase 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco de moeda única. A matéria, apenas uma parte da que sairá nesta segunda-feira, não citou as fontes.
"O orçamento para toda a União Europeia chega a 130 bilhões de euros por ano, pouco mais de 1% da geração de riqueza da UE", afirmou o jornal. "Um orçamento da zona do euro de cerca de 20 bilhões de euros traria custos extras de 0,2% do PIB total da zona do euro", acrescentou.
"A Alemanha sozinha responderia por pouco menos de 6 bilhões de euros por ano", precisou o FTD.
A proposta de um orçamento único foi feita pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompu, em setembro, para estimular o debate sobre como a união monetária da Europa fortaleceria a região.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast