A zona do euro como um todo pode evitar uma recessão neste ano e há razões para ser mais otimista sobre as perspectivas para a região, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, segundo o jornal sul-africano Business Day.

CARREGANDO :)

"O cenário da zona do euro mudou muito nos últimos 18 meses... Há razões para ser um pouco mais otimista sobre as perspectivas", disse Lagarde em entrevista publicada nesta segunda-feira após uma visita à África do Sul na semana passada.

Alguns analistas acreditam que a recessão é inevitável na zona do euro, onde vários Estados lutam com dificuldade contra problemas de dívida. A crise desencadeou uma aversão global a risco, prejudicando mercados emergentes como o sul-africano.

Publicidade

"Nossa avaliação é que mesmo se alguns países da zona do euro estiverem em recessão tecnicamente em parte ou em todo 2012 , a zona como um todo pode não estar tecnicamente em uma recessão", afirmou Lagarde.

"Temos economias muito diferentes navegando em taxas de crescimento diferentes. Isso terá um impacto sobre a zona do euro inteira e pode evitar a recessão para a zona do euro em geral."