Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
UFPR 100 anos

13 curiosidades da UFPR

Há um ano, a UFPR começou a contagem regressiva para o centenário em uma festa na Praça Santos Andrade | Antonio Costa / Arquivo / Gazeta do Povo
Há um ano, a UFPR começou a contagem regressiva para o centenário em uma festa na Praça Santos Andrade (Foto: Antonio Costa / Arquivo / Gazeta do Povo)

88 – Bem colocada nos rankings

A UFPR é apontada como a instituição paranaense de ensino superior mais bem colocada em rankings universitários de maior credibilidade. Na edição 2012 da lista britânica Quacquarelli Symonds University Rankings (QS), por exemplo, a Federal aparece como a 28ª melhor universidade da América Latina. O Webometrics Ranking of World Universities, que avalia conteúdos acadêmicos disponibilizados na internet, considerou a UFPR como a 9ª melhor do país. No Ranking Universitário Folha, do jornal Folha de S. Paulo, a universidade também está no top 10, ocupando a 7ª posição entre as melhores do Brasil.

89 – Os cursos mais concorridos

Sem grande novidade para os vestibulandos, Medicina tem se mostrado o curso mais concorrido nos concursos da UFPR. Nos últimos 10 anos, o curso foi a opção mais disputada. Foram 44,97 candidatos por vaga no último vestibular. Outros cursos aparecem com frequência na lista dos mais procurados são Publicidade e Propaganda, Direito e Arquitetura e Urbanismo.

90 – Agricultura familiar no RU

A UFPR foi a primeira universidade pública do país a formalizar a compra de alimentos produzidos por agricultura familiar. Um edital lançado em outubro deste ano estabeleceu que os quatro restaurantes universitários da instituição passem a usar verduras e legumes produzidos por pequenos agricultores nas cerca de 7,5 mil refeições servidas diariamente.

91 – O nome por trás do símbolo

O coronel Baeta de Faria foi o responsável pela concepção e construção do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. Engenheiro militar mineiro, radicado em Curitiba e falecido em 1936, ele deixou todo um legado arquitetônico para a cidade, como o Castelo do Batel, o Palácio Avenida e a antiga sede do Clube Curitibano, na Rua Barão do Rio Branco.

92 – Aporte milionário

A UFPR recebeu neste ano R$ 11,8 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi o segundo maior valor do Brasil. Os recursos são destinados a projetos de modernização e recuperação da infraestrutura física em universidades e instituições públicas de pesquisa.

93 – Lembrança

"Vivi com os colegas da UFPR histórias muito divertidas. Eu, René Dotti, Reinaldo de Almeida César e Ivan Bonilha carregamos o caixão de um professor de Brasília que fazia questão de ser enterrado em Curitiba. Na hora de entrar na igreja, por causa do peso do corpo e por um pisão de pé, derrubamos o caixão no chão. Na mesma hora, ouvimos uma barulheira de fogos, pois era ano de Copa do Mundo. Foi uma cena hilária. Nunca vou me esquecer."Gustavo Fruet, formado em Direito pela UFPR em 1986 e prefeito eleito de Curitiba.

94 – Toneladas de material reciclável

Todos os anos, a universidade entrega a carrinheiros cerca de 215 toneladas de material reciclável que é recolhido em todos os câmpus. Além de ajudar na preservação ambiental, contribui com a renda de quem vive da reciclagem.

95 – Estatuto e Regimento serão mudados

Em 2013 será montada uma comissão que vai elaborar novos regimento e estatuto para a universidade. As normas que passarão a conduzir a UFPR serão adequadas a uma nova realidade, mas sem deixar de priorizar o ensino, a pesquisa e a extensão.

96 – A previsão do tempo vem da Federal

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que faz a previsão do tempo para todo o estado, está situado no câmpus Centro Politécnico. Ligado hoje à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seti), o setor fez parte da UFPR por sete anos, durante uma parceria com a Copel e o Instituto Agronômico do Paraná.

97 – O mais antigo na ativa

Luiz Vamberto de Santana, professor do Departamento de Economia, é o docente que está há mais tempo na instituição. Ele ingressou em 1971 e hoje ensina as disciplinas de Política e Planejamento Econômico para a graduação e Teoria Macroeconômica para a pós-graduação de Engenharia Florestal.

98 – Árbitra internacional

A assistente administrativa Leonor Demário, que trabalha no Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, é ex-atleta e árbitra internacional de tênis de mesa desde 1988. Ela já participou de três eventos olímpicos. Em 2004, fez parte da equipe de arbitragem nas Paralimpíadas de Atenas; em 2008, esteve na Olimpíada de Pequim e, neste ano, mais uma vez, atuou nas Paralimpíadas de Londres.

99 – O forte da Filosofia

Em agosto deste ano, o aluno Élcio José dos Santos, do mestrado em Filosofia da UFPR, conquistou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso, na categoria Open até 100 quilos.

100 – Ogrobol: esporte da Reitoria

O ogrobol é uma modalidade esportiva praticada pelos estudantes no pátio da Reitoria durante os intervalos de aula. O jogo é semelhante ao futebol, usando uma bola de tênis e equipes formadas por três pessoas. O ogrobol – nome dado pelos próprios alunos – é tão famoso na UFPR que existe até um campeonato.

E você?O que a UFPR representa para você? Deixe abaixo a sua mensagem para a Federal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.