75 Incubadas para crescer
A incubadora da UFPR possui hoje seis empresas incubadas e dez em estágio de pré-incubação, fase em que as iniciativas são adaptadas para ganhar viabilidade. Já a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares é outro braço da inovação na universidade, com foco no cooperativismo, associativismo e outras formas de economia solidária.
76 Excelência no Direito
O mestrado e o doutorado em Direito da UFPR são os únicos cursos de pós-graduação da instituição com nota 6, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal (Capes). Com um corpo docente que é referência no país inteiro, os cursos estão entre os seis na área de Direito mais bem avaliados do país, com nível de excelência internacional.
77 Estatais que surgiram na Federal
Algumas estatais que hoje fazem parte do dia a dia dos paranaenses tiveram o pontapé inicial com professores da UFPR que idealizaram projetos e tiraram o plano do papel. Entre elas estão a Companhia de Energia Elétrica (Copel), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
78 Nem a violência escapa
Coordenado pelo renomado professor Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, o grupo pesquisa o sistema penitenciário do estado, assim como as relações de violência e cidadania e os direitos humanos dos detentos. Fonte recorrente em reportagens, o núcleo é referência nacional sobre o assunto.
79 Com o foco na inovação
Criada em 2008 para registrar e proteger a produção científica da universidade, a Agência de Inovação da UFPR é o principal braço da instituição na parceria com o setor produtivo. Para cumprir seu papel, a agência se divide em três áreas: propriedade intelectual, empreendedorismo e incubação de empresas e transferência de tecnologia.
80 Aos poucos, mais patentes
A UFPR protocolou 230 pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Em 2011, o Inpi apontou a universidade como a 5ª instituição em número de solicitações. Os grupos de pesquisa vinculados à área de Ciências Farmacêuticas tiveram grande peso nos resultados. Só em 2012, foram pelo menos 15 depósitos de patentes relacionados a novos medicamentos.
81 O berço de Itaipu
A Usina Binacional de Itaipu nasceu na Federal. Vários anos antes de a hidrelétrica começar a funcionar, em 1984, pesquisadores da instituição haviam construído maquetes e reproduziam em escala bem menor o modo como Itaipu funcionaria. Recentemente, a empresa firmou um acordo com a Editora UFPR para publicar um livro que resgata a história da parceria.
82 Especialistas em desastres naturais
O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) é uma é uma unidade especial do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR que fornece apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência. Além de atendimentos locais decorrentes de inundações e deslizamentos, o Cenacid já trabalhou em ocorrências internacionais, como a erupção de um vulcão no Chile e um terremoto no Peru, ambos em 2008.
83 Nota máxima em Letras
A Licenciatura em Letras foi o único curso da UFPR a obter nota máxima de qualidade no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2011. Divulgado no início de dezembro, o indicador faz parte do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). No total, foram 437 cursos avaliados no Paraná.
84 Por um trânsito melhor
O Núcleo de Psicologia do Trânsito estuda as principais questões do trânsito, inclusive comportamento de condutores, para implantar programas de educação e cidadania. É referência em pesquisa e levantamento de dados na área há dez anos.
85 Lembrança
"São 100 anos de trajetória transformando o estado. Para nós é uma grande alegria reunir o povo do Paraná para abraçar sua universidade, que não é do MEC [Ministério da Educação] nem do reitor, é do povo do Paraná. Obviamente, como parte dessas reflexões, começamos a olhar para o segundo centenário e imaginar novos desafios."Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR.
86 Holofotes nas pesquisas
Algumas pesquisas produzidas na Federal foram destaques na imprensa em 2012. Entre elas estão as dissertações sobre jogos de mãos, de Fernanda Souza, e sobre o comportamento dos universitários em relação à bebida alcoólica e à alimentação saudável, de Guilherme da Silva Gasparotto. A pesquisa desenvolvida pelas alunas Lis Campos de Quadros e Marcela Cornelsen Kreisel, de Engenharia Ambiental, sobre qualidade do ar, também foi destaque. Inclusive foi premiada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada.
87 Investimento forte na área biológica
Além de cursos de mestrado e doutorado de qualidade, o Departamento de Bioquímica da UFPR investe forte em pesquisa na área biológica e da saúde e é reconhecido nacional e internacionalmente. Sete professores já ocuparam cargos importantes, inclusive a presidência, da Academia Brasileira de Ciências. Em 2012, o professor Fábio de Oliveira Pedrosa, autor de uma pesquisa sobre fixação biológica de nitrogênio, esteve à frente da academia.
E você?O que a UFPR representa para você? Deixe abaixo a sua mensagem para a Federal.
Deixe sua opinião