• Carregando...
O restaurante universitário do Centro Politécnico é um dos quadro RUs da Federal | Felipe Rosa / Gazeta do Povo
O restaurante universitário do Centro Politécnico é um dos quadro RUs da Federal| Foto: Felipe Rosa / Gazeta do Povo

62 – Fartura no bandejão

São quatro restaurantes universitários espalhados pelos câmpus: Agrárias, Politécnico, Central e Jardim Botânico. Algumas comidas são famosas entre os alunos, como o fricassê de frango com batata chips, estrogonofe, barreado e banana-surpresa – que é um pudim de baunilha sobre bananas caramelizadas. Outras estão entre as evitadas pela galera, caso da carne moída, do bife e da banana de sobremesa.

63 – Novo RU no Botânico

Em 2012, a universidade ganhou mais um restaurante universitário, o do câmpus Jardim Botânico, que atende alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Odontologia, Ciências Contábeis, Administração, Economia, Engenharia Madeireira, entre outros.

64 – Apoio psicossocial aos alunos

O Programa de Apoio Psicossocial, ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, trabalha pelo bem-estar dos alunos por meio de atendimento psicológico, pedagógico e de assistência social. As situações atendidas são as mais variadas e qualquer estudante pode solicitar orientação em problemas pessoais que possam atrapalhar seu rendimento acadêmico de alguma maneira. Os atendimentos ocorrem na Reitoria.

65 – Dissertações acessíveis

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR foi considerada, em fevereiro deste ano, o banco de dados brasileiro melhor posicionado em um ranking que avalia a facilidade e a qualidade de acesso a publicações científicas em instituições de ensino superior. A UFPR ficou na 110ª posição – a frente de instituições como as universidades de Brasília e de São Paulo. O responsável pela lista é o Cybermetrics Lab, grupo espanhol que avalia o desempenho de 20 mil instituições.

66 – 500 fígados transplantados

O HC completou neste ano a marca de 500 transplantes de fígado. O serviço começou em 1991 e a equipe da UFPR foi pioneira no Sul do Brasil a fazer o transplante do órgão entre duas pessoas vivas.

67 – Mais visibilidade para os artigos

Publicar um artigo científico em uma revista acadêmica de renome é um passo importante para quem deseja seguir a carreira universitária ou se tornar pesquisador. Para garantir visibilidade aos artigos produzidos na instituição, vários departamentos criaram suas próprias revistas e as disponibilizam na internet. As publicações dos cursos da UFPR podem ser conferidas no Sistema Eletrônico de Revistas.

68 – Bolsas aos montes

Neste ano, a UFPR distribuiu 2,1 mil bolsas de mestrado e doutorado provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os auxílios não param por aí. A universidade mantém um programa – o Probem – que ajuda alunos de graduação com poucos recursos com bolsa permanência e auxílios moradia e refeição.

69 – Lembrança

"Nesses 100 anos de história, a UFPR significa tradição, pioneirismo, transformação, comprometimento com o desenvolvimento, espírito democrático, enriquecimento do saber, incentivo a capacitação dos servidores, qualidade de vida, qualidade de ensino e empreendedorismo."Sérgio Borba, presidente da Associação dos Servidores da UFPR.

70 – Castramóvel

O Departamento de Medicina Veterinária tem uma unidade móvel de esterilização de animais – o Castramóvel –, que anda por bairros carentes de Curitiba para esterilizar de graça animais domésticos, como cães e gatos. São entre 80 e 140 castrações por ano.

71 – Atendimento à comunidade

Para estarem mais próximos da realidade e colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, alunos de algumas graduações oferecem serviços gratuitos à comunidade com o acompanhamento de professores. Entre os serviços mais procurados estão a Clínica de Odontologia, o Centro de Psicologia Aplicada, o Núcleo de Prática Jurídica e a Farmácia Escola.

72 – Acordos bilaterais

A UFPR mantém acordos bilaterais com instituições de todo o mundo, o que resulta em várias possibilidades de mobilidade acadêmica para professores e estudantes. Para citar alguns exemplos, há 23 instituições de ensino na França que mantêm relações com a UFPR; na Argentina são 11 parceiras; na Espanha e na Itália são nove; nos Estados Unidos, sete; e na China, duas.

73 – Só português não basta

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) centraliza as atividades de extensão com foco no ensino de idiomas a toda a comunidade. O órgão não tem fins lucrativos e garante gratuidade a 10% de suas vagas. Além das opções mais comuns de língua estrangeira moderna, como inglês e espanhol, o Celin oferece cursos raros como os de russo, árabe, guarani e holandês.

74 – Transplante de medula é referência

O serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital de Clínicas da UFPR é referência internacional e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi inaugurado em 1979 pelos hematologistas Ricardo Pasquini e Eurípedes Ferreira. Por ano, são feitos em média cem transplantes.

Próximos tópicos.

E você?O que a UFPR representa para você? Deixe abaixo a sua mensagem para a Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]