Os aproximadamente 13,9 mil candidatos aprovados na primeira etapa do vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (dos quais 249 são “treineiros”) realizam, a partir deste domingo (6), a segunda fase do concurso, que, este ano disponibiliza 4.886 vagas. Por causa dos exames, Curitiba terá esquema especial no transporte público.
No primeiro dia, no domingo, serão aplicadas cinco questões de compreensão e produção de textos, comum a todos os candidatos. No dia, os exames começam às 14 horas, com duração máxima de quatro horas e meia.
Já na segunda-feira (7), é a vez dos testes específicos de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e habilidades. Nem todos os concorrentes participam deste segundo dia provas, que também começa às 14 horas.
A duração da prova no segundo dia será de duas horas e meia para os candidatos cujos cursos exigem apenas uma prova específica, e de cinco horas para aqueles que precisam responder duas provas específicas.
Para os estudantes que participam dos testes de habilidades específicas (destinados aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design), a prova também terá duração de cinco horas no segundo dia de provas. Nas duas datas, os portões fecham impreterivelmente às 13h30.
Esquema de transporte
Por causa da segunda etapa do vestibular da UFPR, a Urbs anunciou um esquema especial de funcionamento do transporte público de Curitiba para domingo. Na segunda-feira, não haverá alterações em horários de linhas porque durante em dias úteis as tabelas não sofrem redução.
Segundo a empresa, as linhas que não operam aos domingos como a Universidades (165) e Centro Politécnico (469) terão horários de circulação, assim como as linhas especiais José Loureiro/PUC (via itinerário da linha Bom Retiro/PUC entre Rua José Loureiro e a PUC) e especial PUC (Linha Direta) (via itinerário da linha Aeroporto entre o Centro Cívico e a PUC).
A relação completa de linhas e horários esquematizados está disponível no site da Urbs.