Antes mesmo de os portões do Passeio Público serem abertos para a segunda prova presencial da promoção "Caça ao Conhecimento do Vestibular", da Gazeta do Povo, os vestibulandos já esperavam ansiosos pela revelação do enigma. Às 6h30 de ontem, quando a pergunta foi divulgada no Passeio, pelo menos cem estudantes começaram a falar freneticamente em seus telefones, lendo as perguntas para os colegas de equipe que tinham ficado em casa para acessar o site da competição.
Entre os participantes estava a vestibulanda de Publicidade e Propaganda Elianay Zanella, que, com as amigas Ana Celise (Farmácia) e Ana Laura (Medicina Veterinária), integra a equipe Farpuvet. "Quem mais me incentivou a participar foi meu pai, mas eu estou achando a Caça muito legal. Na hora de montar o time valeu não só a amizade, mas também a visão de mundo que cada uma tem, uma complementando as outras", disse ela, antes de correr para conferir o enigma.
A pressa justifica-se pela dinâmica da competição: na Caça não basta responder de forma correta, é necessário responder o mais rápido possível, já que o número de pontos varia conforme a ordem da resposta. Nesta prova, quem ficou com a pontuação máxima (100 pontos) foi a equipe Amigos da Escola, que também garantiu os prêmios desta fase: três câmeras digitais de 8 megapixels, uma para cada integrante.
Oriente-se!
A pergunta desta etapa abordava os conceitos de Oriente e Ocidente, baseados não apenas na noção espacial, mas sim na ideia sociocultural que eles abrangem. Ao acertar a resposta, a "Amigos" assumiu a 3.ª posição no ranking geral (165 pontos), que continua sendo liderado pela Jdjmartinus (170 pontos), campeã da primeira etapa e que fez 70 pontos nesta prova.
Para quem não conseguiu ser tão rápido ou respondeu errado, vale lembrar que ainda tem muito chão pela frente. A próxima prova da Caça será realizada no dia 7 de dezembro e a final acontece em janeiro do ano que vem, durante a divulgação dos aprovados da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Serviço:
Mais informações sobre o cronograma, as provas e o ranking da competição no site do Vestibular.