A presidente Dilma Rousseff disse hoje que 871 mil jovens no Brasil fazem cursos universitários com o apoio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Segundo ela, o número representa mais de 12% do total de matrículas em universidades de todo o país. As informações são da Agência Brasil.
"Quase 80% desses estudantes são de famílias com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa. Isso mostra que o Fies está ajudando os jovens mais pobres a realizar o sonho de fazer uma faculdade, de se formar no curso que escolheram e de conseguir um trabalho melhor", ressaltou.
No programa semanal "Café com a Presidenta", Dilma destacou que, apenas neste ano, 266 mil jovens assinaram o contrato do Fies para pagar a faculdade. A expectativa do governo federal é chegar a 400 mil financiamentos até o final de 2013.
"Isso porque estamos facilitando a vida do aluno. Ele pode assinar o contrato do Fies em qualquer época do ano. Ele não precisa mais esperar o fim do ano ou o fim do semestre para pedir o financiamento", explicou.
Ainda segundo Dilma, a procura por cursos onde mais falta mão de obra tem aumentado -a cada ano, 17 mil estudantes entram em cursos de medicina no Brasil, sendo que, no ano passado, mais de 7 mil deles ingressaram na faculdade por meio do Fies. Ao todo, o programa financia hoje os estudos de 22 mil alunos de medicina.
"Com o Fies, com o ProUni, com a ampliação das vagas nas nossas universidades federais e nos institutos tecnológicos, com a Lei de Cotas, nós estamos removendo aquelas velhas barreiras que durante muitos anos impediram os nossos jovens de entrar em uma universidade."