As minhas últimas colunas tiveram enfoque nos resultados educacionais extremamente pobres para estudantes negros. Há motivos suficientes para culpar todos os envolvidos. Isso inclui os estudantes que são hostis e alienados ao processo educacional e têm ambientes domésticos abandonados e desinteressados.
Afinal, se não há alguém em casa para garantir que o jovem faça a sua lição de casa, tenha refeições balanceadas, durma de 8 a 10 horas por noite e se comporte na escola, os dólares educacionais não produzirão muita coisa.
Há outros problemas educacionais que não são agradáveis nem confortáveis de enfrentar. Um deles é a baixa qualidade acadêmica de muitos professores. Esse é um problema que deve ser confrontado e lidado se desejarmos melhorar a qualidade da nossa educação. Muitos estados exigem que os futuros professores sejam aprovados em um exame de certificação. Vamos ver uma amostra de algumas das questões do exame.
Aqui está uma questão de um exame recente aplicado a estudantes universitários de Michigan que planejam se tornar professores: “Qual dos números a seguir é maior?”.
a. 1/4
b. 3/5
c. 1/2
d. 9/20
Outra questão: “Um comitê de planejamento urbano deve decidir como usar um terreno de 115 hectares. O comitê separa 20 hectares de terra para proteção da bacia hidrográfica e 37,4 hectares para recreação. Qual o tamanho da terra separada para proteção da bacia hidrográfica e recreação?”
a. 43.15 acres
b. 54.6 acres
c. 57.4 acres
d. 60.4 acres
O exame de certificação para professores no Arizona pergunta: “Janet consegue digitar 250 palavras em 5 minutos, qual a sua taxa de digitação de palavras por minuto?”
a. 50ppm
b. 66ppm
c. 55ppm
d. 45ppm
O Teste de Habilidades Educacionais Básicas da Califórnia pede ao candidato que encontre o verbo na frase a seguir: “As temperaturas de até mesmo as estrelas mais frias são medidas em milhões de graus”.
a. Mais frias
b. Até mesmo
c. São medidas
d. Em milhões
Uma questão de matemática do Teste de Habilidades Educacionais Básicas da Califórnia: “Você compra um carro dando entrada de US$ 3.000 e 6 pagamentos mensais de US$ 225. Quanto você pagou pelo carro até o momento?”
a. US$ 3225
b. US$ 4350
c. US$ 5375
d. US$ 6550
e. US$ 6398
O meu palpite é que essas são questões que um estudante de oitavo ou nono ano conseguiria responder. Tais questões demonstram o padrão baixo que os estados determinam para alguém se tornar um professor certificado. Até mesmo com expectativas tão baixas, graduados de ensino superior foram reprovados nesses exames e em outros testes de certificação similares. Recentemente, o estado de Nova York, depois de uma disputa de anos nos tribunais, revogou o seu teste de letramento de professores em meio a alegações de racismo.
Walter E. Williams : âà do interesse do sistema educacional deixar os jovens negros em instituições públicas fracassadasâ.#GazetadoPovo via #Educação
Publicado por Gazeta do Povo em Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
Uma investigação de 2011 pela WSB-TB constatou que mais de 700 professores do estado da Geórgia foram reprovados repetidamente em pelo menos uma das partes do exame de certificação exigidas para receber a certificação de docência. Quase 60 professores foram reprovados no exame mais de 10 vezes, e um professor foi reprovado 18 vezes. Havia 297 professores na folha de pagamento do sistema educacional de Atlanta que foram reprovados no exame estadual de certificação pelo menos cinco vezes.
Com algumas exceções, as escolas de educação representam as favelas das faculdades. Elas tendem a ser a casa dos estudantes que tem os menores desempenhos acadêmicos – por exemplo, nos exames SAT – quando ingressam no ensino superior. Eles também tendem a ter as menores pontuações quando se formam e decidem fazer exames de admissão em pós-graduações – como GRE, MCAT e LSAT. Os professores das escolas de educação tendem a ter os menores níveis de credibilidade acadêmica. A educação americana poderia se beneficiar com a eliminação das escolas de educação.
Você pode perguntar: Sem escolas de educação, como os professores seriam treinados? Eu acredito que nós deveríamos adotar uma prática em que os professores são contratados de acordo com o seu diploma de graduação.
Eu descobri isso falando com a diretora de uma escola particular. Ela disse que não contrata profissionais formados em educação. Ela disse que para contratar um professor de química, matemática, inglês ou qualquer outra disciplina, o candidato deve ter um diploma de graduação na área. Técnicas pedagógicas podem ser aprendidas por meio de treinamento formal, consultoria e experiência.
*Walter E. Williams é professor de economia na George Mason University
Originalmente publicado no Daily Signal. Tradução: Andressa Muniz.