| Foto: Pixbay.

As minhas últimas colunas tiveram enfoque nos resultados educacionais extremamente pobres para estudantes negros. Há motivos suficientes para culpar todos os envolvidos. Isso inclui os estudantes que são hostis e alienados ao processo educacional e têm ambientes domésticos abandonados e desinteressados. 

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Afinal, se não há alguém em casa para garantir que o jovem faça a sua lição de casa, tenha refeições balanceadas, durma de 8 a 10 horas por noite e se comporte na escola, os dólares educacionais não produzirão muita coisa. 

Há outros problemas educacionais que não são agradáveis nem confortáveis de enfrentar. Um deles é a baixa qualidade acadêmica de muitos professores. Esse é um problema que deve ser confrontado e lidado se desejarmos melhorar a qualidade da nossa educação. Muitos estados exigem que os futuros professores sejam aprovados em um exame de certificação. Vamos ver uma amostra de algumas das questões do exame. 

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Aqui está uma questão de um exame recente aplicado a estudantes universitários de Michigan que planejam se tornar professores: “Qual dos números a seguir é maior?”.

a. 1/4

b. 3/5

c. 1/2

d. 9/20

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Outra questão: “Um comitê de planejamento urbano deve decidir como usar um terreno de 115 hectares. O comitê separa 20 hectares de terra para proteção da bacia hidrográfica e 37,4 hectares para recreação. Qual o tamanho da terra separada para proteção da bacia hidrográfica e recreação?” 

a. 43.15 acres

b. 54.6 acres

c. 57.4 acres

d. 60.4 acres 

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O exame de certificação para professores no Arizona pergunta: “Janet consegue digitar 250 palavras em 5 minutos, qual a sua taxa de digitação de palavras por minuto?” 

a. 50ppm 

b. 66ppm

c. 55ppm

d. 45ppm 

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O Teste de Habilidades Educacionais Básicas da Califórnia pede ao candidato que encontre o verbo na frase a seguir: “As temperaturas de até mesmo as estrelas mais frias são medidas em milhões de graus”. 

a. Mais frias

b. Até mesmo

c. São medidas

d. Em milhões

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Uma questão de matemática do Teste de Habilidades Educacionais Básicas da Califórnia: “Você compra um carro dando entrada de US$ 3.000 e 6 pagamentos mensais de US$ 225. Quanto você pagou pelo carro até o momento?”

 a. US$ 3225

b. US$ 4350

c. US$ 5375

d. US$ 6550 

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e. US$ 6398 

O meu palpite é que essas são questões que um estudante de oitavo ou nono ano conseguiria responder. Tais questões demonstram o padrão baixo que os estados determinam para alguém se tornar um professor certificado. Até mesmo com expectativas tão baixas, graduados de ensino superior foram reprovados nesses exames e em outros testes de certificação similares. Recentemente, o estado de Nova York, depois de uma disputa de anos nos tribunais, revogou o seu teste de letramento de professores em meio a alegações de racismo. 

Walter E. Williams : “É do interesse do sistema educacional deixar os jovens negros em instituições públicas fracassadas”.#GazetadoPovo via #Educação

Publicado por Gazeta do Povo em Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Uma investigação de 2011 pela WSB-TB constatou que mais de 700 professores do estado da Geórgia foram reprovados repetidamente em pelo menos uma das partes do exame de certificação exigidas para receber a certificação de docência. Quase 60 professores foram reprovados no exame mais de 10 vezes, e um professor foi reprovado 18 vezes. Havia 297 professores na folha de pagamento do sistema educacional de Atlanta que foram reprovados no exame estadual de certificação pelo menos cinco vezes. 

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Com algumas exceções, as escolas de educação representam as favelas das faculdades. Elas tendem a ser a casa dos estudantes que tem os menores desempenhos acadêmicos – por exemplo, nos exames SAT – quando ingressam no ensino superior. Eles também tendem a ter as menores pontuações quando se formam e decidem fazer exames de admissão em pós-graduações – como GRE, MCAT e LSAT. Os professores das escolas de educação tendem a ter os menores níveis de credibilidade acadêmica. A educação americana poderia se beneficiar com a eliminação das escolas de educação. 

Você pode perguntar: Sem escolas de educação, como os professores seriam treinados? Eu acredito que nós deveríamos adotar uma prática em que os professores são contratados de acordo com o seu diploma de graduação. 

Eu descobri isso falando com a diretora de uma escola particular. Ela disse que não contrata profissionais formados em educação. Ela disse que para contratar um professor de química, matemática, inglês ou qualquer outra disciplina, o candidato deve ter um diploma de graduação na área. Técnicas pedagógicas podem ser aprendidas por meio de treinamento formal, consultoria e experiência. 

*Walter E. Williams é professor de economia na George Mason University

Originalmente publicado no Daily Signal. Tradução: Andressa Muniz.

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