A partir de 2013, as escolas da rede estadual estão orientadas a trabalhar em todas as séries dos ensinos fundamental e médio assuntos voltados à Copa do Mundo de 2014. Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) elaborou uma cartilha, que será distribuída nos colégios, com sugestões de exercícios que podem ser usados por professores de todas as disciplinas, desde Educação Física até aquelas mais distantes do tema, como Ensino Religioso e Química.
A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, que são aqueles que permeiam várias disciplinas ao mesmo tempo e fazem parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) desde 1997. Os mais comuns e que já são discutidos em grande parte das disciplinas são os relacionados à ética, ao meio ambiente, à orientação sexual e à pluralidade cultural, mas a proposta é que a escola traga para dentro da sala de aula todo tema importante que esteja em discussão na sociedade.
De acordo com o técnico pedagógico de Educação Física do Departamento de Educação Básica da Seed e responsável pela cartilha, Aluízio da Rosa, não é obrigatório que o docente aborde o tema dentro da sua disciplina. Trata-se apenas de uma sugestão. "O conteúdo que faz parte do programa não deixará de ser cumprido, mas o docente poderá aproveitar as ideias de abordagem e exercícios que damos para trabalhar com os alunos quando achar conveniente", diz.
Cuidado
Embora a ideia de trabalhar a Copa como tema transversal seja positiva, educadores alertam para um cuidado: é necessário tratar o assunto de forma crítica e não apenas enaltecer o futebol. A professora do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luciane Paiva explica que é comum que o tema encante professores e alunos, mas o papel da escola de formar pessoas com capacidade de análise não pode ficar de lado. "É fundamental que sejam tratados em sala os custos financeiros e sociais de uma Copa do Mundo no Brasil, ver o que isso representa para o país e dar ao aluno capacidade de avaliar o que é divulgado a respeito na mídia."
A educadora aponta outro cuidado a ser tomado pelas escolas: não se pode reforçar a veneração de ídolos, de figuras que acabam por serem copiadas pelas crianças e jovens sem que eles parem para refletir.
Vantagens
Precauções à parte, trazer para a sala de aula um assunto que é discutido nacionalmente e que movimenta paixões no mundo inteiro é uma forma de conectar o conteúdo curricular à realidade e incentivar o aluno a se interessar por assuntos que, dados normalmente, parecem chatos e difíceis.
O material da Seed traz, por exemplo, um exercício de Matemática que envolve o cálculo de volume de sólidos geométricos que à primeira vista assusta os alunos , usando uma bola de futebol.