Veja os detalhes de cada item que deve ser observado| Foto:

Para as famílias que ainda não conseguiram matricular seus filhos na escola para 2010, ainda dá tempo de escolher uma instituição ideal antes do início do ano letivo, que deve ocorrer na primeira semana de fevereiro. Mas não é só a corrida contra o tempo que preocupa pais e mães neste momento. Segundo especialistas, escolher uma escola que se afine com a linha filosófica da própria família não é tarefa fácil.

CARREGANDO :)

A orientação da professora do curso de Pedagogia e do Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Joana Paulin Romanowski, que também é pesquisadora bolsista do Conselho Nacional Científico e Pedagógico (Cnpq), é que os pais tracem primeiro um plano financeiro antes da escolha, porque há opções de boas escolas na rede pública, privada e comunitária. "É importante saber o impacto de mensalidades sobre o orçamento da família", diz.

Após essa decisão, vários caminhos podem ser seguidos, que dependem de itens como faixa etária da criança ou do adolescente, proximidade da escola com a residência etc. O importante, na opinião da professora Joana, é que a educação dos filhos seja um constante exercício de avaliação, reflexão e planejamento. Veja no infográfico os detalhes de cada item que deve ser observado, segundo a opinião de especialistas consultados pela Gazeta do Povo.

Publicidade