A Sociologia foi inserida como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio (Lei n.º 11.684/2008). Para discutir as propostas didáticas do ensino da Sociologia, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sediou o 2.º Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (Eneseb), com oficinas de propostas didáticas e painéis de pesquisas. Para a diretora do curso de Sociologia da instituição, Sandra Maria Mattar, o amplo debate sobre o tema é necessário e fundamental para essa fase de construção e sistematização da Sociologia nas escolas. Confira a entrevista concedida ao Educação & Ensino:
Como se deu a determinação da inclusão da Sociologia no ensino médio?
Com a Lei n.º 11.684/2008, a Filosofia e a Sociologia foram incluídas obrigatoriamente, em todos os anos, no currículo do ensino médio oferecido por todas as escolas, sejam públicas ou privadas, com o mesmo tratamento das demais disciplinas. A Câmara de Ensino Básico do Conselho Nacional de Educação aprovou um parecer que disciplina e normatiza a implantação em todas as séries do ensino médio no Brasil a partir de 2008. Essa implantação é gradativa, ou seja, foi feita na primeira série em 2009; nas primeiras e segundas séries em 2010, nas três séries em 2011 e finalmente, será feita em 2012 nos cursos com duração até quatro anos. Conforme o mesmo parecer, os Sistemas de Ensino devem zelar para que haja eficácia na inclusão dos referidos componentes, garantindo-se, além de outras condições, aulas suficientes em cada ano e professores qualificados para o desenvolvimento, além de outras condições, como acervo nas suas bibliotecas.
O que falta ser definido?
Estamos passando por uma fase de construção e é necessário um amplo debate sobre o tema. A Sociologia é uma ciência com conteúdos específicos básicos a serem trabalhados com os jovens. A delimitação destes conteúdos, a formação de professores, a metodologia, e os livro didático são temas que fazem parte do processo de discussão. É importante que os estados assegurem que os licenciados em Ciências Sociais e Sociologia assumam seu espaço nas escolas. A Sociologia é uma ciência com fundamentação teórica própria e é necessário garantir que estas aulas sejam ministradas por profissionais com formação na área. A Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), as instituições de ensino superior e as Secretarias de Estado têm realizado, em âmbito nacional, regional e estadual, encontros, congressos, simpósios, divulgação de pesquisas sobre o ensino da sociologia no sentido de dar um encaminhamento a essas discussões e organização. Em novembro teremos o Simpósio Estadual e em 2012 o objetivo é realizar o Encontro Regional, envolvendo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Quais as possíveis consequências dessa determinação para a área de Sociologia?
As disciplinas de Filosofia e Sociologia tornaram-se obrigatórias há pouco tempo, depois de terem sido abolidas do ensino médio em 1971, por imposição do regime militar. A volta é uma grande conquista para os profissionais da área da sociologia, pois além de representar um espaço maior em termos de mercado de trabalho, a inserção da Sociologia no ensino médio é importante para uma formação mais humanista com vistas a permitir o pleno exercício da cidadania. Os professores devem ser Licenciados em Ciências Sociais ou Sociologia.
Quais os desafios a partir de agora?
Um dos aspectos importantes na discussão do ensino da Sociologia é a delimitação do conteúdo a ser trabalhado no ensino médio. Cada sistema de ensino formula sua propostas para se adequar as novas regras. O estado do Paraná tem um documento, "Diretrizes Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio", que norteia a prática da Sociologia na rede estadual. São muitos os desafios tanto no que diz respeito à formação de professores, como a discussão sobre os fundamentos da sociologia como disciplina escolar, a metodologia aplicada ao ensino, os conteúdos trabalhados, os livros didáticos, a formação.
Deixe sua opinião