O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-AL), se reuniu na tarde desta quinta-feira com presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta. Aldo disse que vai se empenhar junto ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e junto ao próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que o projeto do governo de reforma universitária seja logo enviado ao Congresso Nacional.
Petta pretende também pedir uma audiência com o presidente Lula para tratar do assunto. Uma das preocupações da UNE é que, no projeto de reforma, que encontra-se atualmente na Casa Civil da Presidência da República, não sejam criadas restrições para a compra de instituições de ensino brasileiras por capital estrangeiro.
- Mais de 50% do patrimônio de uma universidade privada foi vendido recentemente para um grupo europeu. Isso não pode continuar acontecendo, sob o risco de significar a desnacionalização do ensino superior no país.
A UNE defende a desvinculação da folha de inativos do setor, para sobrar mais dinheiro, mas, segundo Petta, o Ministério da Fazenda é contra.
- A separação de rubricas permitiria mais recursos para a Educação, enquanto o pagamento dos inativos ficaria a cargo da União, mas fora do MEC. Em relação à reforma universitária, o Ministério da Educação quer uma coisa, enquanto o Ministério da Fazenda quer outra - acusou Petta.
A União Nacional dos Estudantes está organizando uma série de manifestações no país para chamar a atenção para a reforma universitária. Os eventos deverão começar já neste mês e ter maior impulso a partir de fevereiro, quando recomeça o ano letivo, informou Gustavo Petta.