Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) protestaram nesta terça-feira (10) contra o fechamento do restaurante universitário (RU) do Campus Centro, que está em reformas.

CARREGANDO :)

Os estudantes prepararam comida em frente à reitoria da universidade para marcar o protesto, disse a coordenadora do Diretório Central de Estudantes (DCE) do Campus do Vale, Clarissa Sommer, 21 anos. "Queremos que ele (o RU) pelo menos esteja aberto."

A reivindicação é baseada na dificuldade em almoçar no RU durante o verão. Além de o estabelecimento do Centro estar fechado, as unidades também não funcionam nos fins de semana e em feriados, de acordo com o manifestante João Marcelo Hoffmann de Souza, 24, que mora na Casa do Estudante.

Publicidade

"Muita gente depende do RU para fazer as refeições (que custam R$ 0,50 para quem comprova baixa renda e R$ 1,30 para os demais). Sem poder comer lá, o gasto que temos no fim de semana é maior do que no mês inteiro", afirmou Souza.

O grupo disse que a UFRGS havia prometido terminar as obras no final de janeiro. Novo prazo foi dado, para 25 de fevereiro, mas, de acordo com os alunos, não há garantia de que seja cumprido. Para atenuar o problema, os universitários pedem que a reitoria conceda um transporte até o Campus da Saúde, na Rua Ramiro Barcelos.

"O reitor não recebeu os alunos. Disse que não tinha como ser feito. Mas o transporte já foi feito outros anos", disse Souza.

Opção

O secretário de Assuntos Estudantis da UFRGS, Edilson Amaral Nabarro, disse que os alunos não ficaram sem opção de alimentação. A programação, segundo ele, era manter o RU do Campus Central e o do Campus da Saúde funcionando durante os meses de janeiro e fevereiro. Entretanto, devido à realização de obras na unidade central, apenas o refeitório do Campus Saúde seguiu funcionando.

Publicidade

"A obra no Campus Central, que prevê a criação de mais 150 lugares no RU, está sob a responsabilidade de uma empresa terceirizada. O cronograma de entrega atrasou por problemas técnicos ou falta de material e a universidade não pode intervir. A nova data da abertura está marcada para o dia 25 de fevereiro."

Sobre o pedido de transporte dos alunos até o Campus da Saúde, onde fica o RU que está funcionando, o secretário admitiu que a UFGRS não possui o benefício do transporte escolar.

Nabarro disse ainda que não há risco de que a crise financeira faça com que o preço da comida se eleve. De acordo com ele, o preço é o mesmo desde 1995.

Está programada para esta quarta-feira (11) uma reunião entre as representações estudantil e membros da reitoria.

Publicidade