Os 41 mil estudantes que receberam bolsas parciais, no valor de 50%, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e que desejam obter o Financiamento Estudantil (Fies) têm até a próxima sexta-feira (8) para se inscrever na instituição onde estudam.
O prazo, inicialmente previsto para terminar no dia 8 de julho, foi alterado pelo Ministério da Educação (MEC).
Com o documento de confirmação de matrícula o aluno pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), até 22 de julho, e encaminhar o pedido de financiamento.
Todos os alunos que conseguiram bolsa parcial do Prouni têm direito ao financiamento de 50% dos encargos educacionais efetivamente cobrados pela instituição de ensino superior, ou seja, 25% dos encargos educacionais totais. Portanto, eles pagarão somente 25% da mensalidade da universidade.
Os alunos que receberam bolsa parcial do Prouni têm uma renda familiar per capita de três salários mínimos.
Documentos
Nas agências da CEF, o aluno ainda deve apresentar documentos como o comprovante de residência e o termo de concessão da bolsa do Prouni. O financiamento do Fies será retroativo ao início do ano letivo de 2005 e, por isso, o aluno receberá abatimento nos próximos pagamentos das mensalidades. O financiamento possui uma taxa de juros de 9% ao ano.
O estudante começa a pagar uma taxa de R$ 50 à CEF três meses depois da concessão do benefício, em parcelas trimestrais. Após a formatura, o saldo será parcelado por um período 50% maior do que o tempo em que ele recebeu o financiamento.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião