| Foto:

Lista

Não esqueça dos itens obrigatórios na hora da prova

Tome alguns cuidados e não perca a prova por bobeira

São itens obrigatórios no dia: documento com foto, comprovante de ensalamento e caneta preta transparente. Pode levar lápis e borracha. Celular e eletrônicos ficam lacrados durante a prova. O melhor é deixar em casa. O comprovante de ensalamento não é o mesmo da 1ª fase. Deve ser reimpresso no site www.nc.ufpr.br. Os portões se abrem às 12h30 e se fecham às 13h30. Chegue com antecedência. No domingo é apenas a prova de Redação. As específicas ocorrem na segunda-feira. Arquitetura e Design têm provas diferenciadas. Exigem lápis com diferentes grafites, marcadores, lápis de cor, borracha branca. estilete, esfuminho e lenços de papel.

CARREGANDO :)

Na segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná não basta para o aluno saber a resposta da questão: é preciso saber como expressá-la em palavras. Esta é a opinião predominante dos professores de cursinhos de Curitiba consultados pela Gazeta do Povo. Especialistas de Humanas e Exatas concordam que escrever bem é o melhor negócio. A prova de Produção e Compreensão de Textos vale 60 pontos e é aplicada a todos os vestibulandos nesta etapa, independentemente do curso em que pretendem ingressar. Uma boa dica é olhar as provas anteriores e os critérios de correção utilizados, que estão disponíveis no site da UFPR. A escrita também está presente nas outras oito disciplinas específicas. Além de fazer cálculos, o candidato deve conhecer conceitos matemáticos e da Física, por exemplo, e ter que escrevê-los ou interpretá-los durante a prova. Veja as apostas:

Sociologia

Publicidade

Conceitos e autores clássicos, como Marx, Weber e Durkheim, além de algo mais recente da teoria crítica. Democracia e participação popular são temas recorrentes. Conceitos clássicos podem ser cobrados na análise da conjuntura atual.

Filosofia

Todas as questões são elaboradas em cima de três textos base. Normalmente o aluno deve encontrar os argumentos expostos pelo autor a partir de um fragmento do texto. Neste ano foi selecionado o grego Aristóteles, e os contemporâneos Thomas Kuhn e Jurgen Habermas.

Geografia

Conceitos geográficos dentro de temas das atualidades, como a crise hídrica. Geopolítica, com conflitos mundiais como Israel e Palestina. Geografia física traz muitas questões de curva de nível e relevo. Geografia do Paraná pode ter questão sobre solos e demografia. Globalização e economia podem cair.

Publicidade

Biologia

Podem cair fisiologia humana, citologia, fotossíntese, divisão celular, entre outros, além de questões ambientais mais amplas – como a falta de água e a nova lei de resíduos sólidos.

Textos

Ficar atento ao objetivo colocado no enunciado, ao ler o texto de apoio. Dentre os gêneros mais pedidos estão o resumo (geralmente editorial ou artigo de opinião); charges e infográficos; e a transposição de discursos, quando o candidato deve transformar uma entrevista, por exemplo, em texto direto. Entre os "clássicos" estão textos opinativos que acabam "no meio" e o candidato deve continuar a escrita.

Matemática

Publicidade

Temas clássicos: geometria espacial, prismas ou cilindro, análise combinatória ligada a probabilidade, estatística, polinômios e números complexos, além de funções envolvendo máximo e mínimo. Deve cair uma questão de trigonometria. Pode ser pedida uma análise do resultado, além do valor.

Física

Um "quarteto" de conceitos que pode ser cobrado em qualquer área da física: força, trabalho, potência e energia. Podem cair questões literais, em que não há cálculo. Você deve substituir as variáveis por letras.

Química

Os temas fortes são: termoquímica, cinética química, equilíbrio químico e cálculo estequiométrico. Em química orgânica é importante estudar as reações orgânicas. Aluno pode ter que usar um conceito químico para explicar um fato do cotidiano.

Publicidade

História

Prova deve cobrar o raciocínio em cima de dados oferecidos, e não datas ou o nome de personagens históricos. Aluno pode ter que relacionar um tema em diferentes períodos da história.

Professores

Cleuza Cecato, Geraldo Sobrinho e Roberto Berro (Bom Jesus); Maurício dos Santos e Rafael Hauer (Dom Bosco); Eder Miotto e Jonathan Pires (Santa Maria); Monika Garcia e Solange Demeterco (Sion).