Em Campina Grande do Sul, as professoras Roseli Vicentin e Elieda Maciozek, da EM Antônio José de Carvalho estão alfabetizando seus alunos de forma criativa e cidadã: usam a Gazeta do Povo para fomentar a consciência ecológica.
Na prática, as professoras lêem e debatem com os alunos os textos que a Gazeta publica sobre meio ambiente, reciclagem de lixo e correta destinação dos resíduos. "A leitura, discussão e interpretação dos textos era seguida pela construção de brinquedos feitos com sucata", lembra a professora Elieda. Após a construção dos brinquedos, os alunos elaboravam textos relatando como fizeram. "De forma simples, os estudantes aprenderam Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, se alfabetizaram e ainda participaram de uma atividade ambiental", relata a professora Roseli Vicentin.
Ao alcance das mãos
Na EM Alvaro Borges, em Curitiba, as professoras Luciane Turek e Lucimara dos Anjos, da criaram o Varal Jornalístico. "Com os textos ao alcance das mãos, os alunos podem consultar sempre a Gazeta", lembra Luciane. Lucimara conta que a aceitação para o uso do jornal foi imediata. "Os alunos, alvoroçados, lêem com avidez, olham as imagens e compartilham exclamações com os colegas", afirma. "A rotina de trabalho com a Gazeta do Povo complementou o aprendizado, ajudando os alunos a se tornarem leitores e escritores, além de ser um recurso para enriquecer as aulas", finaliza Luciane.