Foi aprovado nesta segunda-feira (20) na Assembléia Legislativa do Paraná o projeto de lei que cria ouvidorias nas universidades e faculdades estaduais. O projeto, de autoria do deputado estadual Bradock, agora será encaminhado ao governador do estado, que pode sancioná-lo ou vetá-lo.
Pela proposta de Bradock, a ouvidoria deve ser composta por um titular, escolhido para um mandato de dois anos em voto secreto organizado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e encaminhada à Assembléia Legislativa. O nome do titular sai de uma lista feita pela comunidade.
A medida ainda prevê que a escolha do ouvidor não coincidirá com a eleição para reitor e que só pode ser reeleito uma vez. A função terá que ser desempenhada em caráter de dedicação exclusiva, exceto nos casos das atividades docentes.
Bradock presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Universidades, criada em 2004, para apurar possíveis irregularidades nas universidades estaduais do Paraná.
Funções do ouvidor
O ouvidor terá como funções o encaminhamento de reclamações, denúncias, sugestões ou demais contribuições dirigidas por membros da comunidade universitária ou em geral. Ele deve também acompanhar e garantir o direito de resposta aos requerentes.
Os ouvidores também deverão atuar como mediadores em casos de conflitos de interesse e de divergências internas, bem como na promoção de pesquisa de opinião junto à comunidade universitária, quando propuser mudanças no funcionamento e organização da entidade pública.O ouvidor deve atender os manifestantes sem discriminação e pré-julgamento, sempre respondendo às indagações formuladas no menor espaço de tempo e com objetividade.
As ações empreendidas pela Ouvidoria serão divulgadas através de relatórios semestrais encaminhados ao Conselho Universitário e à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
- Projeto permite a universidades operar rádio comunitária
- Projeto de lei prevê mais força a organizações de universitários
- Projeto de lei prevê estacionamento gratuito em universidades
- Especialistas debatem abolição da "crase"
- Deputado quer o fim da crase
- Prouni é aprovado pelo Senado
- Projeto de Lei dá exclusividade para UNE e Ubes na emissão de carteiras de estudante
- Lei que proíbe trote violento é analisada na Câmara de Curitiba
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura