Atualizado às 18h00 de 17/08/05
Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (17), em primeira votação e por unanimidade, o projeto de lei que reajusta os salários dos professores das instituições estaduais de ensino superior do Paraná. A proposta foi enviada à Assembléia Legislativa na semana passada pelo governo do estado e aumenta os ganhos dos docentes de acordo com a classe.
O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), garantiu que a matéria voltará à pauta na próxima terça-feira, para a segunda e definitiva votação. Se o reajuste for aprovado, o governo vai gastar mais R$ 3,9 milhões por mês. A medida beneficia 10.562 servidores, a maioria professores das cinco universidades e 11 faculdades paranaenses.
Pelo projeto, os professores auxiliares, aqueles que se encontram no primeiro estágio da carreira, terão reajuste de 10,14%. Os professores assistentes receberão 14,29% de aumento. Os professores adjuntos, 23,42%. Os professores associados, categoria na qual está a maior parte dos doutores, vão ganhar um reajuste de 32,64%. Por último, os professores titulares terão um aumento de 21,59% nos salários.
De acordo com o governador Roberto Requião, a proposta é o resultado de uma ampla discussão entre as equipes das secretarias de Estado da Administração e de Ensino Superior, reitores e diretores das instituições de ensino, acompanhadas por membros do Tribunal de Contas e procuradores de Justiça.
O projeto também corrige outros problemas encontrados nas instituições estaduais de ensino superior do estado e recebeu duas emendas.
- Professores do Cefet-PR marcam greve para 3 de outubro
- Reajuste dos professores emperra em comissão da Assembléia
- Reajuste de salário de professores deve ser votado semana que vem
- Reitor da UEPG lamenta ameça de greve dos professores
- Governo anuncia reajuste para professores das universidades estaduais
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas