Centenas de estudantes compareceram à Praça Carlos Gomes, no centro da capital, nesta sexta feira para acompanhar a divulgação do resultado do vestibular 2014-2015 da UFPR. , A tradicional festa promovida pela Gazeta do Povo foi animada por um trio elétrico, muita música e distribuição gratuita da edição extra do jornal com a lista de aprovados. A mesma edição pode ser adquirida nesta sexta-feira, nas bancas, pelo preço de R$ 1,00, ou amanhã, encartada na edição de sábado.
Neste ano, o curso mais concorrido foi o de Medicina, com 59,08 candidatos por vaga. O primeiro lugar geral no exame também ficou com o curso. Letícia Chaffim Barbosa Peruffo, alcançou 834.850 pontos e conquistou a nota mais alta no exame. A caloura comemorou o resultado com a sua família, mas admitiu que nunca esperou pela primeira colocação. Depois de um ano sem parar de estudar, ela respira aliviada: "valeu a pena". O segundo curso mais concorrido foi Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com 30,86 candidatos por vaga, e o terceiro, Psicologia, com 29,45 concorrentes por vaga.
Um dos candidatos aprovados que compareceu à Carlos Gomes para comemorar foi Maevelyn Diaz de Lima, 20 anos, agora caloura no curso de Informática Biomédica, que tentou pela segunda vez. "Estou feliz, é uma área de que eu gosto muito", diz. Muitos estudantes aguardaram o resultado acompanhados dos pais, como Renata Netocek, de 17 anos, que foi aprovada em Pedagogia. "É o meu primeiro vestibular. Estou sem palavras, conseguir passar é maravilhoso", contou. A mãe, Lurdes Netocek, servidora pública, ficou emocionada com a conquista. A estudante Emeli Silveira , de 21 anos, também comemorou com os pais. Aprovada para o curso de Engenharia Elétrica, ela se inspirou no trabalho do pai, que é profissional da área, para escolher a carreira. "Eu fazia cursinho de manhã e estudava o dia inteiro", diz.
Os candidatos disputaram 4.830 vagas em 117 cursos do vestibular geral, e 60 vagas para os cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros. No processo seletivo deste ano, a universidade deixou de utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor o resultado, e aumentou para 30% a quantidade de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, o processo seletivo continua durante o primeiro semestre de 2015.
Aplicativo
A produção de um aplicativo para Android com o resultado do vestibular, esse ano, foi uma estratégia da UFPR para atender à alta demanda pela lista de aprovados, que gerava vários acessos simultâneos no site. Segundo a instituição, a versão do aplicativo para o sistema iOS está em desenvolvimento.
Outra novidade do Núcleo de Concursos da UFPR foi o disparo de mensagens SMS para os celulares de candidatos aprovados, logo que a lista foi publicada no site da instituição. Uma surpresa para os calouros, já que a iniciativa não chegou a ser anunciada pela Federal.
Números
Entre os novos calouros , 80% tem até 23 anos, 42% vem de escola pública e 85% residem no Paraná. Quem não foi aprovado nesta primeira chamada deve aguardar as próximas, que ocorrerão depois de encerrado o período de matrículas. Os candidatos que fizeram o Enem podem ainda conquistar uma vaga por meio do SiSU, já que 1853 vagas foram reservadas pela instituição para o sistema.
Matrículas
Conforme previsto no calendário oficial do Guia do Candidato, os calouros devem fazer suas matrículas entre os dias 19 e 23 desse mês, no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), que fica no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.
Veja imagens da festa na Praça Carlos Gomes