Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
UFPR

Aprovados no vestibular comemoram em festa da Gazeta do Povo

 | Bruno Covello/Gazeta do Povo
(Foto: Bruno Covello/Gazeta do Povo)
 |

1 de 8

 |

2 de 8

 |

3 de 8

 |

4 de 8

 |

5 de 8

 |

6 de 8

 |

7 de 8

 |

8 de 8

Centenas de estudantes compareceram à Praça Carlos Gomes, no centro da capital, nesta sexta feira para acompanhar a divulgação do resultado do vestibular 2014-2015 da UFPR. , A tradicional festa promovida pela Gazeta do Povo foi animada por um trio elétrico, muita música e distribuição gratuita da edição extra do jornal com a lista de aprovados. A mesma edição pode ser adquirida nesta sexta-feira, nas bancas, pelo preço de R$ 1,00, ou amanhã, encartada na edição de sábado.

Neste ano, o curso mais concorrido foi o de Medicina, com 59,08 candidatos por vaga. O primeiro lugar geral no exame também ficou com o curso. Letícia Chaffim Barbosa Peruffo, alcançou 834.850 pontos e conquistou a nota mais alta no exame. A caloura comemorou o resultado com a sua família, mas admitiu que nunca esperou pela primeira colocação. Depois de um ano sem parar de estudar, ela respira aliviada: "valeu a pena". O segundo curso mais concorrido foi Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com 30,86 candidatos por vaga, e o terceiro, Psicologia, com 29,45 concorrentes por vaga.

Um dos candidatos aprovados que compareceu à Carlos Gomes para comemorar foi Maevelyn Diaz de Lima, 20 anos, agora caloura no curso de Informática Biomédica, que tentou pela segunda vez. "Estou feliz, é uma área de que eu gosto muito", diz. Muitos estudantes aguardaram o resultado acompanhados dos pais, como Renata Netocek, de 17 anos, que foi aprovada em Pedagogia. "É o meu primeiro vestibular. Estou sem palavras, conseguir passar é maravilhoso", contou. A mãe, Lurdes Netocek, servidora pública, ficou emocionada com a conquista. A estudante Emeli Silveira , de 21 anos, também comemorou com os pais. Aprovada para o curso de Engenharia Elétrica, ela se inspirou no trabalho do pai, que é profissional da área, para escolher a carreira. "Eu fazia cursinho de manhã e estudava o dia inteiro", diz.

Os candidatos disputaram 4.830 vagas em 117 cursos do vestibular geral, e 60 vagas para os cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros. No processo seletivo deste ano, a universidade deixou de utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor o resultado, e aumentou para 30% a quantidade de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, o processo seletivo continua durante o primeiro semestre de 2015.

Aplicativo

A produção de um aplicativo para Android com o resultado do vestibular, esse ano, foi uma estratégia da UFPR para atender à alta demanda pela lista de aprovados, que gerava vários acessos simultâneos no site. Segundo a instituição, a versão do aplicativo para o sistema iOS está em desenvolvimento.

Outra novidade do Núcleo de Concursos da UFPR foi o disparo de mensagens SMS para os celulares de candidatos aprovados, logo que a lista foi publicada no site da instituição. Uma surpresa para os calouros, já que a iniciativa não chegou a ser anunciada pela Federal.

Números

Entre os novos calouros , 80% tem até 23 anos, 42% vem de escola pública e 85% residem no Paraná. Quem não foi aprovado nesta primeira chamada deve aguardar as próximas, que ocorrerão depois de encerrado o período de matrículas. Os candidatos que fizeram o Enem podem ainda conquistar uma vaga por meio do SiSU, já que 1853 vagas foram reservadas pela instituição para o sistema.

Matrículas

Conforme previsto no calendário oficial do Guia do Candidato, os calouros devem fazer suas matrículas entre os dias 19 e 23 desse mês, no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), que fica no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.

Veja imagens da festa na Praça Carlos Gomes

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.