Cerca de 344 mil universitários fazem, nesta tarde, o Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2005 do Ministério da Educação. O teste teve início às 13h mas, em alguns locais de prova, estudantes chegaram atrasados e foram proibidos de fazer o exame. Lívia Loureiro da Motta, de 25 anos, formanda de arquitetura, chegou às 13h05m no Colégio Marista São José, na Tijuca, que já estava com os portões fechados. Os estudantes sorteados que não fazem o Enade não podem pegar o diploma do curso.

CARREGANDO :)

- Moro no Recreio e fui escalada para fazer prova na Tijuca. Não tem cabimento. Além disso, o cartão de confirmação da prova não chegou até hoje. Fiquei dois dias tentando ligar para o 0800 e o serviço estava fora do ar. Só na quarta-feira consegui acessar o site do MEC. E não é só. Quem está no último período raramente vai à faculdade. Soube por acaso que estava selecionada para fazer o exame - diz Lívia, que pretende entrar na Justiça para obter seu diploma. - Estudo há sete anos. Não posso perder mais tempo, ficar sem meu diploma.

O Enade é realizado por amostragem e avalia uma mesma área a cada três anos. Em sua segunda edição, o exame vai avaliar aproximadamente 191 mil universitários que estão ingressando nas faculdades e mais de 153 mil em fase de conclusão.

Publicidade