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português e matemática

Avaliação mostra que nível do ensino médio está estagnado há 12 anos

 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
(Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Não há nada a comemorar com o resultado da última avaliação dos alunos de ensino médio no Brasil nas disciplinas de português e matemática, divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar de apresentar índices ligeiramente elevados em relação à edição de 2015, as notas médias dos alunos dessa etapa da educação básica não saem do nível 2, tanto na escala de 8 degraus de língua portuguesa quanto na de matemática, com 10 etapas. 

As notas estão no mesmo patamar desde 2005, quando o MEC mudou a metodologia do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que examina, a cada dois anos, por meio de provas e questionários as escolas públicas e privadas no Brasil. O cenário pode melhorar ou piorar quando for divulgado na próxima segunda-feira (3) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que cruza os dados da nota Saeb com outros fatores como taxas de aprovação e reprovação.

Matemática

Em matemática, a média brasileira dos alunos do 3º ano do ensino médio foi de 270, três pontos a mais que em 2015, mas um ponto a menos comparado a 2005, permanecendo todo esse tempo no nível 2 (notas entre 250 a menor que 275 pontos) de 10 na escola de proficiência do MEC.

Se forem analisadas apenas as escolas particulares, os números são um pouco melhores, mas o ensino também deixa muito a desejar. O desempenho das escolas particulares nessa disciplina está estagnado no nível 5 (notas entre 325 a menor que 350 pontos) desde 2005 e, inclusive, com um resultado pior: a nota das particulares em matemática era de 333 em 2005 e, em 2017, caiu quatro pontos, para 329.

Já o desempenho de alunos das escolas federais é bem melhor: 358 em matemática, no nível 6 (notas entre 350 a menor de 375 pontos). Não há recortes do Saeb para as federais nos anos anteriores.

Os alunos no nível 2, ao concluir o 3º ano do ensino médio, não conseguem resolver problemas envolvendo área de uma região composta por retângulos a partir de medidas fornecidas em texto e figura; reconhecer o gráfico de uma função a partir de valores fornecidos em um texto; resolver problemas de porcentagem envolvendo números racionais não inteiros, etc.

Veja aqui o que alunos dos níveis 1 a 10 de matemática conhecem e desconhecem ao terminar o ensino médio.

Português

A nota média dos alunos de escolas públicas e privadas em português ao sair do ensino médio em 2017 foi de 268, dez pontos a mais em relação a 2005, mas no mesmo nível 2 de conhecimento (notas entre 250 e menor que 275 pontos), de 8 degraus na escala de proficiência do MEC.

Os estudantes de escolas privadas alcançaram uma média de 315, 8 pontos a mais do que em 2005, 307 pontos. Mesmo assim, nesses 12 anos o desempenhos desses alunos não passou do nível 4 (300 a menor que 325 pontos).

As escolas públicas federais também se saíram melhor, comparadas às outras públicas e às particulares, com uma média de 331, alcançando o nível 5 (325 a menor que 350 pontos) da escala.

Os alunos no nível 2 em português, ao terminar o 3º ano do ensino médio, não conseguem reconhecer ironia e efeito de humor em crônicas; reconhecer a relação de causa e consequência e relações de sentido marcadas por conjunções em reportagens, artigos e ensaios; reconhecer opiniões divergentes sobre o mesmo tema em diferentes textos, etc.

Veja aqui o que alunos dos níveis 1 a 10 de português conhecem e desconhecem ao terminar o ensino médio.

*** Veja a evolução média das notas em matemática e português dos alunos no Brasil:

*** Veja a evolução média das notas em matemática e português dos alunos por estado:

*** Escala de proficiência do ensino médio do MEC português:

*** Escala de proficiência do do ensino médio do MEC para matemática:

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