Os estudantes que conseguiram bolsas no valor de 50% da mensalidade pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) agora podem financiar 25% da parte que estão pagando à instituição onde estudam. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2), permite a estes alunos obter o Financiamento Estudantil (Fies) para custear a metade da mensalidade.
O Ministério da Educação (MEC) estima que cerca de 40 mil alunos podem pedir o financiamento. O auxílio será retroativo ao início das aulas em 2005, ou seja, o aluno que obtiver o Fies receberá abatimento nos próximos pagamentos. Para conseguir o benefício, o estudante deve primeiro procurar a instituição onde está matriculado entre 20 de junho e 1º de julho para requerer o ingresso ao Fies e obter os documentos necessários. Depois, deve ir à Caixa Econômica Federal (CEF) para formalizar o contrato no período de 27 de junho a 22 de julho. O estudante deve levar os documentos e até dois fiadores à CEF.
Regras
O estudante que participa do Fies adianta a cada três meses uma parcela dos juros em valor fixo de R$ 50 e começa a quitar sua dívida com a Caixa Econômica Federal após a conclusão do curso. Os juros do financiamento são de 9% ao ano. O tempo para pagar é de até uma vez e meia a duração do curso. As regras do Fies estão disponíveis no site http://portal.mec.gov.br/sesu.
Pela medida do governo, as instituições de ensino que participam do Prouni ficam obrigadas a aderir ao Fies e a oferecer contratos de financiamento a todos os alunos beneficiários de bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião