O presidente eleito Jair Bolsonaro escolheu o filósofo Ricardo Vélez Rodriguez, colombiano naturalizado brasileiro, para o Ministério da Educação. O anúncio foi feito pelas redes sociais. Ele é o 13º ministro indicado para o novo governo que tomará posse no dia 1º de janeiro.
“Gostaria de comunicar a todos a indicação de Ricardo Vélez Rodriguez, Filósofo autor de mais de 30 obras, atualmente Professor Emérito da Escola de Comando e estado Maior do Exército, para o cargo de Ministro da Educação”, disse Bolsonaro.
“Vélez é Professor de Filosofia, Mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica RJ, Doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho, Pós-Doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, Paris, com ampla experiência docente e gestora”, afirmou o presidente eleito.
Gostaria de comunicar a todos a indicação de Ricardo Velez Rodriguez, Filósofo autor de mais de 30 obras, atualmente Professor Emérito da Escola de Comando e estado Maior do Exército, para o cargo de Ministro da Educação.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 22 de novembro de 2018
Rodriguez foi chamado às pressas de Juiz de Fora (MG), onde leciona, para conversar com Bolsonaro nesta quarta-feira (21) após reação de evangélicos ao vazamento, na quarta (21), de que Mozart Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, havia aceito convite de Bolsonaro.
Durante o dia, Bolsonaro afirmou que o procurador Guilherme Schelb era um dos cotados para a vaga. Eles chegaram a se reunir na Granja do Torto nesta quinta, criando expectativa de que seria anunciado. Mas o próprio Schleb negou que tivesse sido convidado.
Indicado como ministro da Educação, Rodriguez é formado em filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana e em teologia pelo Seminário Conciliar de Bogotá. Hoje é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
O filósofo já escreveu vários artigos para a Gazeta do Povo. Confira na seleção a seguir:
Professor associado aposentado na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
Palestrante na empresa Libertários
Professor associado na UEL - Universidade Estadual de Londrina
Professor na Universidad Pontificia Bolivariana
Estudou Pensamento Brasileiro na instituição de ensino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estudou Ciência Política e História Política da França no Século XIX na instituição de ensino Centre de Recherches Politiques Raymond Aron - Paris
Estudou Pensamento Luso-Brasileiro na instituição de ensino Universidade Gama Filho - Rio de Janeiro
Estudou Teologia bíblica na instituição de ensino Seminario Conciliar de Bogotá
Estudou Filosofia Medieval na instituição de ensino Universidad Oontificia Javeriana
Professor Associado do Departamento de Filosofia na instituição de ensino UFJF