A nota média na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou abaixo dos 40 pontos, numa escala de zero a cem. É o segundo pior resultado desde que o exame foi criado, em 1998, e situa-se na faixa de desempenho que vai apenas de insuficiente a regular. A pior média na história do Enem foi de 34,13 pontos na prova objetiva em 2002. Na redação, porém, o rendimento melhorou em relação a 2004, com nota média superior a 55 pontos. A pior média na redação foi de 46 pontos, em 1998.

CARREGANDO :)

Fizeram o Enem este ano 2,2 milhões de estudantes. Os resultados constam no boletim individual de desempenho que já pode ser acessado pela internet e começou a ser enviado pelos correios para quem fez o teste em 2005.

Exame é obrigatório para quem quiser bolsa

Publicidade

O Enem é obrigatório para quem quer pleitear uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas gratuitas nos cursos de graduação de instituições particulares de ensino superior.

O boletim individual mostra que a nota média dos participantes ficou abaixo de 40 em quatro das cinco competências na prova objetiva. O pior desempenho foi registrado na competência número 3, que avalia a capacidade de selecionar, organizar e interpretar dados apresentados de formas diferentes para tomar decisões e enfrentar problemas. A média foi de 36,84.

A única nota média acima de 40 na prova objetiva foi a da competência 1, a mais simples, que mede o domínio da norma culta da língua portuguesa e o uso das linguagens matemática, artística e científica. O desempenho médio ficou em 42,44 pontos, no intervalo considerado de regular a bom. Mas o desempenho em todas as competências ficou abaixo da pior média registrada ano passado: 43,89.

O boletim individual apresenta as notas médias por competência, mas não a média geral. Nesse caso, o boletim traz apenas um gráfico. Na prova objetiva, a coluna do gráfico situa-se ligeiramente abaixo da faixa de 40 pontos na prova objetiva. Na redação, aparece entre os 50 e os 60 pontos, embora mais perto dos 60.

Publicidade