• Carregando...

O nome indicado pela comunidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para assumir a Reitoria da instituição a partir do ano que vem será conhecido na manhã desta quinta-feira, dia 24. Uma consulta popular está sendo realizada desde as 7h desta quarta-feira, em 19 seções com 37 urnas. A votação termina às 21h e a apuração dos votos começa às 22h30, no Teatro da Reitoria. Concorrem ao cargo de reitor e vice o atual reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior com Márcia Helena Mendonça (vice); Francisco de Assis Marques e Júlio Wiederkehr (vice) e Cid Aymbiré e Antônio César (vice).

"A apuração deve durar a noite toda. No início da manhã acredito que já tenham encerrado os trabalhos de apuração. Mais ou menos 8h devemos ter o resultados", afirma o presidente da Comissão Partidária de Consulta, professor João Negrão. Segundo ele, a consulta foi tranqüila e os problemas verificados foram considerados normais. "Foram coisas pequenas e contornadas, como funcionários que não estavam com o nome na lista para votar e compareceram e alguns lugares com filas, mas isso é inevitável", relata o presidente.

Aimbiré e Moreira Júnior votaram pela manhã no Jardim Botânico e na Reitoria, respectivamente. Marques compareceu às urnas à tarde, no Centro Politécnico. Cerca de 35 mil pessoas entre estudantes, professores e funcionários poderiam ter participado da consulta popular, sem obrigatoriedade. Negrão não informou a quantidade exata de votantes por categoria. Mas, segundo ele, a Comissão acredita que participem 70% dos docentes, 60% dos técnicos e de 40 a 50% dos estudantes. O Centro Politécnico é o maior colégio eleitoral, com cerca de oito mil votantes – sete mil estudantes e mil professores e técnico-administrativos.

Procedimentos

A próxima etapa, após o resultado da consulta popular é encaminhar os nomes dos candidatos, na ordem do mais votado para o menos votado, será encaminhada para a Comissão Partidária de Consulta para homologação. A UFPR tem até o dia 30 de novembro para enviar a lista tríplice ao ministro Fernando Haddad, da Educação, É ele quem define quem será o novo reitor. No caso da UFPR, a indicação da comunidade universitária sempre foi respeitada pelo ministério. A posse será em Brasília, em abril de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]