• Carregando...

Quem deseja concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) já pode consultar, no ato da inscrição, o número de candidatos por curso e a nota mínima para conseguir o benefício em universidades privadas. As informações, disponíveis no site http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni , mudam diariamente, até o fim das inscrições, no dia 2 de janeiro.

As notas são baseadas no desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ser de 45 pontos ou mais.

O diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, explica as vantagens da divulgação dos dados:

- O candidato pode comparar a nota que ele tem com a nota mínima, até o momento, e optar por outro curso menos disputado, caso não tenha nota suficiente para pleitear o seu preferido.

Caso o aluno escolha, por exemplo, o curso de administração (o mais concorrido) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, ele saberá que a instituição oferece três bolsas integrais, sendo uma para quem tem direito à cota. Saberá também que existem, até o momento, 532 inscrições de não-cotistas e 44 de cotistas. A nota do último classificado para bolsa regular é 66,87 e para cota é 57,22 pontos. São considerados cotistas os afrodescendentes, negros e portadores de necessidades especiais.

Com isso, o Ministério da Educação espera dar um panorama geral das vagas aos estudantes e evitar que algumas não sejam preenchidas. Desta forma, o estudante sabe as opções em que tem mais chance de ser contemplado.

Para concorrer a uma vaga, é preciso, além de ter feito o Enem neste ano, ter cursado o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsista integral em escola particular e comprovar renda familiar per capita de até R$ 450 (para pleitear bolsa integral) e R$ 900 (para bolsa parcial).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]