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O Colégio Estadual José de Alencar, em Braganey, Oeste do Paraná, adotou como meta para o bom desenvolvimento do ensino o envolvimento de pais, alunos e professores. Deu certo. Em dois anos, a escola conseguiu aumentar seu desempenho no Ideb, o que chamou a atenção do Ministério da Educação. O índice da escola na avaliação saltou de 3,7, em 2005, para 4,8 em 2007. Pelas projeções do MEC, esse índice só seria atingido entre 2013 e 2015.

De acordo com Daniel Luiz Vidal, diretor do colégio, o envolvimento de professores, alunos e pais na comunidade escolar é a receita para o bom desempenho da escola. "O principal fator é o trabalho organizacional das propostas pedagógicas com a participação de todos", observa ele, que dirige a escola há 25 anos.

O construtor Sergio Salvador integra a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola e não passa uma semana sem visitar a instituição para cobrar, reivindicar, sugerir ou simplesmente colaborar com o colégio. "Eu me formei nesta escola em 1983. Foi uma das primeiras turmas", lembra. Ele destaca como ponto forte a preocupação da direção com os alunos.

A pedagoga Noeli Aparecida da Silva explica que há uma interação entre escola, pais e alunos. Em média, a cada dois meses acontece uma reunião com os alunos e a equipe pedagógica. Chamada de "pré-conselho", essas reuniões são feitas por turmas separadas e discutem os fatores que contribuem para o aprendizado e ao mesmo tempo as dificuldades que os estudantes enfrentam, com a sugestão dos próprios alunos.

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