Cascavel e Londrina - Seis escolas do interior do estado, todas particulares, estão no ranking das dez melhores do Paraná na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008. Com nota 71,52, o Colégio Alfa Teen, de Cascavel (Região Oeste), aparece no topo da lista. Para a direção da escola, o resultado já era esperado, embora nenhum trabalho especial tenha sido feito para buscar um desempenho positivo no Enem. "Foi conseqüência da política educacional da escola. Isso nos dá a certeza de estarmos em uma direção pedagógica correta", diz o diretor Valmir Gomes, da unidade Alfa Teen Avenida.
A escola tem outras duas unidades na cidade, totalizando pouco mais de 2 mil alunos nos ensinos fundamental e médio, e nos cursinhos pré-vestibular. "Nosso foco é o vestibular. Por isso temos um ensino médio muito forte. Trabalhamos para que nossos alunos cresçam em conhecimento e como pessoa", diz. Gomes afirma que nos últimos anos o Alfa Teen vem liderando o ranking regional dos colégios com melhores resultados de aprovação nos vestibulares mais concorridos. "No último vestibular da Unioeste conseguimos 700 aprovações. E se temos bons resultados nos vestibulares, o resultado do Enem é conseqüência natural", comemora.
Londrina
Londrina também aparece com destaque no ranking. São quatro escolas (veja tabela na página anterior). Em segundo lugar, o Colégio Interativa atribui o resultado ao método utilizado. A assessora pedagógica Silvia Helena de Carvalho explica que os alunos são incentivados a realizar pesquisas para desenvolver habilidades específicas. "Na 8ª série a criança já tem que entregar uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)", afirma. Silva diz ainda que o colégio tem 12 anos de existência e foi a primeira vez que os alunos participaram do Enem.
Sexto lugar no ranking, o Colégio Marista comemorou o resultado. Para a diretora educacional Marise Rufino, o bom desempenho é fruto da política pedagógica, que visa desenvolver competências e habilidades que permitam ao aluno responder a questões que demandem análise e raciocínio. "Acima das matrizes curriculares, trabalhamos a interdisciplinaridade. O aluno não restringe o conteúdo a uma disciplina", afirma.
A diretora do Colégio Ateneu, 9º colocado, Júnia de Barros Schlumberger, se mostrou surpresa com a notícia. "Para nós é uma maravilha e nos surpreende, porque nosso colégio é novo e pequeno. É sinal de que o colégio está bem", diz. A reportagem não conseguiu contato com os diretores do Colégio PGD.