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Cerca de 130 alunos do ensino infantil de uma escola de Porto Alegre, com idades entre 3 e 6 anos, estão usando iPads como complemento às atividades em aula. Há cerca de um mês, o Colégio Israelita Brasileiro adquiriu cinco tablets para estimular o aspecto cognitivo e trabalhar as habilidades socioafetivas, já que o trabalho ocorre em grupo.

"Queremos impulsionar o trabalho em equipe e o respeito entre eles mas também desenvolver o raciocínio lógico, importante nessa fase", diz Ana Margarida Chiavaro, coordenadora pedagógica. Segundo ela, o aparelho é encarado como um recurso extra. "É como se fosse um brinquedo novo à disposição das crianças."

Finalidade

A professora da Faculdade de Educação da PUC do Rio Gran­de do Sul Helena Spor­­le­der Côrtes – que pesquisa pedagogia e novas tecnologias – diz que, nesse tipo de iniciativa, é preciso manter uma finalidade pedagógica. "É im­­­portante para que as crianças se socializem e se desenvolvam cognitivamente, mas é preciso adequar ao método de ensino. Os professores têm de ter uma formação que os torne capazes de explorar esse recurso."

Para as crianças, os tablets, que muitos já conhecem de casa, são uma diversão. Após a experiência, a escola pensa até em expandir o projeto para outros alunos.

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