Em contagem regressiva para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os estudantes não desgrudam das apostilas. Porém, as notícias do momento, seja a crise política que o governo federal enfrenta há pelo menos quatro meses, seja o referendo do desarmamento marcado para o dia 23 deste mês são temas pertinentes para quem vai enfrentar a segunda fase das provas a das questões discursivas , no dia 11 de dezembro. Os alunos deverão estar com a memória em dia para não vacilar no momento de pegar a caneta e escrever com propriedade sobre o assunto determinado, diga ele respeito ao Brasil ou ao exterior, como a Crise no Golfo ou rescaldos do Katrina.
A "boa" é começar o dia ouvindo a CBN. Entre 7 e 9 horas, comentaristas como o jornalista Franklin Martins, Carlos Heitor Cony e Arthur Xexéo, a cientista política Lúcia Hipólito, o economista Mauro Halfeld, o cineasta e escritor Arnaldo Jabor discorrem em poucos minutos sobre o que anda nas bocas. O olhar dessa turma é sempre crítico, irônico, esclarecedor e provocativo.
Para quem tem tevê a cabo, é válido assistir aos documentários e série de entrevistas colocados aos montes na programação. Bem-feitos, trazem temas que vão do Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor este ano, até entrevistas com grandes nomes da literatura brasileira e assuntos históricos.
Mas é nos jornais diários que o vestibulando vai encontrar textos pontuais. Na Gazeta do Povo, por exemplo, estão os colunistas Carlos Heitor Cony e Miriam Leitão (ambos diariamente) e Luis Fernando Veríssimo (aos domingos), que dispensam apresentações. Já nas revistas semanais (Veja, Época, Isto É e Carta Capital) é possível, igualmente, ir além das notícias publicadas diariamente e avaliar suas conseqüências justo o que as provas discursivas vão pedir.
A dica do professor Arno Boeing, do Colégio Expoente de Curitiba, é que o aluno procure manter em dia os conteúdos fornecidos pelos cursinhos, sem deixar de lado as leituras diárias. "O estudante tem de estar muito bem informado para o vestibular e o primeiro passo para isso é a leitura dos jornais."